• Prefeitura

Em três dias em Brasília, prefeitos e prefeita das cidades do Cidennf conseguem R$ 7,7 milhões em emendas parlamentares

A agenda dos prefeitos e prefeita dos municípios integrantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), em Brasília, encerrou com resultados positivos, nesta quarta-feira (9). A comitiva formada pelos prefeitos e prefeita de Quissamã, Italva, Bom Jesus do Itabapoana, Miracema, São Fidélis, e o secretário executivo do consórcio, conseguiu R$ 7,7 milhões em emendas da bancada do Rio de Janeiro, para o custeio da estruturação turística do projeto “Rota Regional Caminhos do Açúcar”.

A presidente do Cidennf e prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, destacou que várias demandas, projetos e ações foram apresentadas aos deputados federais e senadores, para que pudessem conhecer o trabalho que vem sendo desempenhado pelo Consórcio, na implementação de políticas públicas.

É com parceria e boa articulação, que conseguimos captar recursos para obtenção de um trabalho de qualidade à população do Norte e Noroeste Fluminense. E essa união entre os prefeitos é de suma importância nesse processo. Como presidente do Consórcio, quero agradecer a todos que nos receberam em Brasília e que também cooperaram na destinação deste importante recurso que irá fortalecer o turismo da nossa região — declarou Fátima Pacheco, presidente do Cidennf e prefeita de Quissamã.

Projeto Turístico “Rota Regional Caminhos do Açúcar”

No intuito de fortalecer o Turismo e o Agroturismo, o Cidennf criou o Projeto Rota Regional Caminhos do Açúcar, uma nova opção turística capaz de impulsionar o desenvolvimento regional.

O projeto é uma alternativa ao turismo como grande propulsor do desenvolvimento econômico regional, propiciando o resgate da história e a valorização da cultura, com a integração de sítios, fazendas, agriculturas familiares e pequenos produtores com os atrativos naturais (como a culinária típica e cavalgadas), criando roteiros integrados para o Turismo.

Com um roteiro turístico que une todos os municípios integrantes do Cidennf, em um total de mais de 350 quilômetros de estradas, o projeto vai proporcionar o fomento de atividades culturais, folclóricas, agropecuárias, artesanais, gastronômicas e outras vertentes, o que possibilita uma oferta de produtos turísticos e a valorização do patrimônio histórico, cultural e natural como elementos da oferta turística.

CIDENNF

Atualmente, o Cidennf conta com os municípios de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaperuna, Macaé, Miracema, Porciúncula, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e Varre-Sai.