• Sem categoria

Em reunião com gestores escolares, Educação de Quissamã destaca objetivos para o 2º semestre letivo do ano

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta sexta-feira (29), no anfiteatro da Prefeitura, uma reunião com gestores da rede municipal de ensino para alinhar as propostas de trabalho para o 2º semestre do ano letivo. Durante o encontro, os diretores foram orientados quanto ao planejamento escolar com objetivo do município cumprir as metas da Agenda 2030, da ONU.
Depois de um contexto de pandemia a organização do planejamento escolar se torna ainda mais relevante. Segundo a secretária de Educação, Helena Lima, as temáticas da Agenda 2030, da ONU, que serão reforçadas na Educação de Quissamã, abrangem diversos campos de políticas públicas com objetivos a projetar para ter uma educação de qualidade. Entre as metas, garantir que todos os jovens estejam alfabetizados.
“São pautas que serão importantes no planejamento da educação daqui pra frente. Nosso grande objetivo é fazer com que todas as crianças de Quissamã, a partir dos seis anos de idade, estejam alfabetizadas, garantindo que todos os jovens tenham adquirido conhecimentos em leitura, escrita e matemática. Reforçando ainda mais o trabalho de ter um impacto significativo na vida desses alunos”, destacou.
O vice-prefeito Marcelo Batista fez questão de destacar o trabalho de gestores e professores com os alunos da rede. “Sabemos que a transformação da sociedade acontece através da educação. No trabalho diário, os educadores passam a ser amigos dos alunos, quando muitas vezes o filho não se sente à vontade de falar situações com os pais, falam com o professor, com a direção. É uma ligação de respeito, amizade e aprendizado. Só tenho que parabenizar todos os professores e gestores pelo trabalho importantíssimo que vêm desenvolvendo na educação do município”, comentou.
Entre os principais pontos do encontro, foi destacado o reforço no tratamento de questões da homofobia, racismo, bullying, saúde mental, entre outros, provocando reflexões constantes para mudanças. Fazer com que as políticas educacionais sejam reforçadas, manter uma maior perspectiva pedagógica, social e afetiva, fortalecer do pensamento coletivo, com cooperação, colaboração, reforçar características para um melhor exercício da gestão, com disciplina e pensamento de soluções.
“A gente já trabalha com o projeto de rever conceitos para aprimoramento da educação básica e Quissamã segue muito bem alicerçada em termos de aprendizagem. Os gestores e professores fazem parte de forma efetiva. A gente chegou em um momento em que é só crescimento, mas claro que isso também exige mais da gente”, pontuou o subsecretário de Educação, Robinson Serra.
“É importante a gente deixar claro o quanto a educação tem avançado. E muitas das ações que acontecem na rede só são possíveis porque temos um governo que nos apoia, com a prefeita Fátima Pacheco e o vice Marcelo Batista. Saber que somos apoiados assim nos dá ainda mais segurança, e a própria comunidade percebe os serviços desenvolvidos em cada unidade escolar. O planejamento daqui para frente é diferente do momento que tivemos aulas remotas e híbridas. Agora começam os novos desafios e precisamos reimaginar o futuro juntos”, destacou Helena Lima.