Pacientes, familiares e acompanhantes participaram, nesta segunda-feira (31), do 2º Encontro de Doenças Raras, com uma Roda de Conversa realizada no varandão do Centro de Especialidades Benedito Pinto das Chagas.
As coordenadoras dos programas da secretaria municipal de Saúde, de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Doenças Raras, Andréa Oliveira; Saúde da Criança e Adolescente, Flávia Batista; e Saúde da Mulher, Bruna Souza, abordaram temas como doenças diagnosticadas e em investigação, e a rede de proteção ofertada pelo município desde o diagnóstico até o fechamento do laudo.
A coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Doenças Raras, Andréa Oliveira, relata que transporte, serviço social e acompanhamento psicológico também são serviços disponibilizados pela rede municipal de saúde. Os pacientes, em sua maioria, são encaminhados ao programa por meio da Atenção Básica de Saúde
“É fundamental que os pacientes e familiares troquem experiências e relatos, até mesmo com o planejamento de uma associação para que estejam em contato constante, também com foco na divulgação da abrangência dos serviços oferecidos pela rede municipal”, avaliou Andréa Oliveira.
Atualmente a coordenação de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Doenças Raras acompanha 39 pacientes, com 37 patologias identificadas.
O encontro também contou com a presença dos agentes comunitários de saúde, da Unidade de Saúde da Família, do bairro Matias.