Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Em 2023, Quissamã investiu cerca de R$ 20 milhões na Assistência Social

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, divulgou os dados referentes às ações socioassistenciais desenvolvidas no município durante o ano de 2023. Foram investidos R$19,6 milhões para beneficiários cadastrados nos programas sociais, proporcionando melhor qualidade de vida da criança ao idoso.

Mais de 5,3 mil pessoas receberam benefício em 2023, incluindo Agente Mirim, Renda Mínima, Jovens em Ação, Programa de Atendimento à Pessoa com Deficiência (PPD), Primeiros Passos, e Programa de Atenção ao Idoso – PAI.

Entre as ações, a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, destaca, entre janeiro e dezembro, o 1º Seminário da Rede Global de Cidades Antirracistas; Lançamento da Campanha Quissamã Protege (em parceria do Gabinete da Prefeita); SOS Criança no Carnaval 2023 e na 25ª Exposição Agropecuária, Turística e Industrial; Festival da Juventude; Criação do Plano de Contingência para situações de emergência e calamidade pública; 14ª Conferência Municipal de Assistência Social; Inauguração do Centro de Referência da Juventude; Casamento Comunitário; e Abertura do Núcleo de Atendimento LGBTQIA+.

No período, ainda foram realizadas atividades relacionadas aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para todas as idades, com palestras, atividades de lazer, integração, assim como atualizações do Cadúnico, que possibilitam continuidade e acesso a programas sociais, como o Bolsa Família, abertura de nova turma e mais vagas para o Juventude Ativa, recadastramento para Renda Mínima e Primeiros Passos, abono natalino para os Programas Sociais, entre outras. A pasta também ampliou os atendimentos especializados oferecidos à população e aprimorou o atendimento dos CRAS. Para o próximo ano, a Secretaria vai entregar a nova instalação em Caxias, que hoje ocupa um espaço alugado.

Quando se trata do combate à violência contra a mulher, a Assistência Social se destaca pela atuação com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Elisabeth da Conceição Barcellos Araújo. No espaço, foram mais de 1,1 mil atendimentos técnicos individuais e 3 mil pessoas atendidas pelas ações socioeducativas em 2023, além de oficinas profissionalizantes para inserção das mulheres no mercado de trabalho, grupos reflexivos, palestras, entre outras ações.

A secretária Tânia Magalhães ressalta os esforços da equipe de Assistência Social ao longo do ano e a expectativa de intensificar as ações em 2024.

“Os números e ações apresentados refletem o esforço que nossas equipes fizeram durante todo ano para atendimento das famílias e pessoas que necessitam dos serviços da Assistência Social, seja para algum benefício ou para acolher e orientar aqueles que se encontram em vulnerabilidade social. Para 2024, a expectativa é avançar ainda mais com medidas para auxiliar nossa população e cuidar da nossa cidade”, comentou.

A secretária ressalta também os jovens da Guarda Mirim, que se destacaram no projeto “Jovens em Ação”, sendo notáveis no município, colaborando com a equipe da Secretaria de Segurança Pública e participando ativamente em diversos setores da administração municipal.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.