Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Educação vai promover o evento Roda de Conversa Preta e outros papos

Educação vai promover o evento Roda de Conversa Preta e outros papos

Em alusão ao 13 de Maio, dia em que é comemorada a Abolição da Escravatura, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Educação, vai realizar a Roda de Conversa Preta e outros papos. O evento acontecerá em três momentos nesta quinta (19), 13h30 e 18h, e na sexta-feira (20), às 8h, com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e ainda professores, gestores e equipe pedagógica.
O bate-papo vai contar com a participação da prefeita Fátima Pacheco; o Doutorando e Mestre em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-rio) e Especialista em Literaturas Portuguesa e Africanas (UFRJ), Lucas Felipe de Oliveira Santiago; o Doutorando em Estudos da Linguagem pela Puc-rio, Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF), Especialista em Ensino da Língua Portuguesa (UERJ), graduado em Letras (Português/Literaturas) pela Estácio de Sá, professor do Colégio Pedro II e membro do Neabi (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas), André Luiz dos Passos; e ainda Giovanni Henriques, de 15 anos, estudante do 9° ano do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, autor do livro “Casamento em dobro” e participantes com dois textos da coletânea “Conversas Pretas e outros papos”, da Editora Conexão 7.
A prefeita Fátima Pacheco destaca que a importância do debate e destaca que a Educação não tem apenas papel pedagógico na vida das crianças e jovens.
“Estamos vivendo tempos estranhos, questões que já havíamos superado como racismo, relação de ódio, preconceito, intolerância estão voltando com muita força. Estamos numa cidade com uma comunidade quilombola, território de escravidão. Brasil tem essa chaga aberta e realizaremos um debate para discutir sobre isso. Toda hora na televisão, vemos uma denúncia de racismo e o que não aparece na televisão? Mas e o que também está perto da gente? . Não podemos ficar quietos diante desses preconceitos. O que se ensina nas escolas, o conteúdo pedagógico eu não tenho dúvida que a rede municipal de Quissamã está muito bem amparada. Em 2019, tivemos o maior Ideb da história do município. Mas Educação não é só Português, Matemática, Ciências que aprendemos em sala de aula, mas também o que a gente ensina pra vida. E pra vida precisamos formar pessoas que sejam generosas, respeitosas e não machistas, racistas. Desde os primeiros passos, família es escola precisam fazer em conjunto nessa formação.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.