Educação retoma as tradicionais bandas escolares

A melodia dos instrumentos musicais pode ser novamente sentida pelos corredores de diversas escolas da rede municipal. Isso porque a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, seguindo a proposta de promover uma política pública eficiente também na área educacional, retomou as atividades das bandas escolares. No sábado (11), acontecerá o desfile do aniversário de 33 anos das nove bandas, além de mais três convidadas.
Além do incentivo à música, a atividade desperta foco, disciplina e comprometimento nos alunos, uma vez que precisam ser frequentes em sala de aula, mantenham um bom comportamento e sejam participantes assíduos dos ensaios. A atividade musical nas escolas é um patrimônio do município de Quissamã, além de instrumento de inclusão.
“Essa retomada é de suma importância para os alunos, familiares e toda a comunidade. A música também tem um trabalho social e de inclusão importantíssimos no sentido da transformação dos jovens e na convivência com familiares. Inclusive,
um dos nossos melhores alunos em um instrumento é autista. Em uma atividade com música, que precisa do interesse e prática, o aluno se distrai para não estar no caminho errado. É uma forte união entre banda, escola e comunidade”, disse o coordenador Geral das Bandas nas escolas municipais, Alrênio Barreto.
Ainda segundo o coordenador, Quissamã é um dos únicos municípios do país que tem como integrantes de bandas alunos do 1º ao 9º ano. Atualmente, são nove bandas, que trabalham com instrumentos chamados instrumentos percussivos.