Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

IPMQ

Educação retoma as tradicionais bandas escolares

A melodia dos instrumentos musicais pode ser novamente sentida pelos corredores de diversas escolas da rede municipal. Isso porque a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, seguindo a proposta de promover uma política pública eficiente também na área educacional, retomou as atividades das bandas escolares. No sábado (11), acontecerá o desfile do aniversário de 33 anos das nove bandas, além de mais três convidadas.
Além do incentivo à música, a atividade desperta foco, disciplina e comprometimento nos alunos, uma vez que precisam ser frequentes em sala de aula, mantenham um bom comportamento e sejam participantes assíduos dos ensaios. A atividade musical nas escolas é um patrimônio do município de Quissamã, além de instrumento de inclusão.
“Essa retomada é de suma importância para os alunos, familiares e toda a comunidade. A música também tem um trabalho social e de inclusão importantíssimos no sentido da transformação dos jovens e na convivência com familiares. Inclusive,
um dos nossos melhores alunos em um instrumento é autista. Em uma atividade com música, que precisa do interesse e prática, o aluno se distrai para não estar no caminho errado. É uma forte união entre banda, escola e comunidade”, disse o coordenador Geral das Bandas nas escolas municipais, Alrênio Barreto.
Ainda segundo o coordenador, Quissamã é um dos únicos municípios do país que tem como integrantes de bandas alunos do 1º ao 9º ano. Atualmente, são nove bandas, que trabalham com instrumentos chamados instrumentos percussivos.

Galeria de Fotos