Educação realiza I Encontro de Pais e Equipe

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (2), o I Encontro de Pais e Equipe promovido pela Secretaria de Educação de Quissamã, no auditório da prefeitura, com o objetivo de apresentar aos pais e responsáveis as equipes de cada uma das três unidades de creche do município e discutir o regimento interno.
Participaram do evento, o secretário da pasta Robisson Silva Serra, o subsecretário Ailson Belarmino, a Assessora Administrativa da Semed, Amanda Fragoso, a Coordenadora de Ensino, Helena Lima, e a Diretora da Divisão de Creche, Gilcilene Lourenço.
Na abertura do evento, o secretário de Educação destacou o trabalho de equipe da Semed. “Confiamos no trabalho de nosso grupo. Sabemos que todos estão fazendo o melhor para que os alunos tenham um excelente ano letivo”, pontuou Robisson.
A Diretora da Divisão de Creche agradeceu aos gestores e equipe das creches destacando a importância de cada profissional na unidade. “Entendemos que do portão para dentro todos somos educadores, independente da função de cada um”, salientou Gilcilene.
Na pauta foram discutidos os itens do Regimento Interno, como horário de entrada e saída, atualização de cadastro dos alunos, atividades extras, uso do uniforme, carteirinha escolar, material de uso pessoal, alimentação, entre outros temas.
A direção e profissionais das três unidades do município — Creche Municipal Rachel Francisca Carneiro da Silva e Centros Municipais de Educação Infantil Raquel Maria de Queirós Matoso e Manoel Ribeiro foram apresentadas aos pais e responsáveis.
Outro ponto destacado pela diretora foi o período de adaptação dos alunos, por isso na primeira semana de aula, de 6 a 10 de fevereiro, a entrada e saída das crianças acontece das 7h30 às 11h30. A partir da semana seguinte, o horário será estendido, de forma gradual, de acordo com a avaliação do professor de cada turma. No caso da Creche Rachel Francisca, localizada no Centro, o horário de adaptação será de duas semanas, pois a escola está passando por reparos no turno da tarde.
“Esse cuidado é necessário, pois as crianças vêm de um longo período em casa e é natural precisarem passar por essa etapa até estarem totalmente adaptadas ao ambiente escolar e isso ainda é mais importante para os alunos novos, que não estão acostumados com a separação dos pais por um longo tempo, e com a presença e cuidado de outras pessoas”, explicou.
Finalizando o encontro, Gilcilene Lourenço destacou que a família e a creche devem caminhar juntas. “Essa parceria é importante para que todos tenham uma linguagem universal e que possamos unificar os esforços, as ideias, mesmo que cada unidade tenha sua identidade de comunidade. No que se refere ao pedagógico, todos devem falar uma só linguagem”, completou.