Educação prepara Sarau Literário como culminância de trabalho do primeiro semestre

A equipe da coordenação de Estímulo à Leitura e Oralidade, da secretaria de Educação, está preparando um Sarau Lítero-musical como culminância dos trabalhos desenvolvidos ao longo do primeiro semestre com os alunos do maternal 2 ao primeiro ano do ensino fundamental. O evento vai acontecer no dia 30 de agosto, no auditório da prefeitura, com duas apresentações, uma pela manhã e outro à tarde.
Segundo a coordenadora Rosângela Barcelos, esse é um projeto de leitura e encantamento, que é desenvolvido em dez das escolas da rede municipal, com contação de histórias. Os textos são montados a partir de contos, poesias e a receptividade das crianças é total. “Vemos os olhinhos brilhando, temos ainda a participação deles recontando a história a partir do que entenderam e podemos ver que contam direitinho”.
“Fazemos, mensalmente, formação com os professores extraclasse de leitura e oralidade da rede. Nessa formação passamos a eles uma sequência didática, para trabalharem em sala de aula com esses alunos. E no primeiro semestre o livro com que trabalhamos foi ‘A Arca de Noé’, então, baseado nesse livro, a cada mês trabalhamos um gênero textual e um animalzinho da arca. E isso é que dá o encantamento à criança. A partir dessa sequência o professor cria inúmeros modos de encantar os alunos. E nós, para darmos exemplo, vamos às salas de aula fantasiadas e contamos uma história, dançamos e cantamos dentro do gênero abordado no mês e sobre o animal escolhido, sempre chamando os alunos para participarem”, informou a professora Andréa Trindade, responsável pelo desenvolvimento do trabalho com os alunos do ciclo básico da alfabetização.
Dentro da proposta, elas sempre levam um objeto de encantamento, como um flanelógrafo que tem um animalzinho móvel, construído em EVA; uma sombrinha encantadora; avental. A função da equipe é encantar e estimular, não é ensinar a ler, mas criar o gosto pela leitura e pela oralidade. E todas as escolas atendidas recebem a visita de uma das envolvidas uma vez por mês, sempre com a presença de uma das componentes da equipe, que conta ainda com a professora Maria José Pessanha.