Educação oferece novo espaço de apoio pedagógico

Representando mais uma conquista da Educação, foi inaugurado, na manhã desta quarta-feira (20), o Espaço de Apoio Pedagógico (EAP), onde alunos do 1º ao 5º da rede municipal receberão suporte pedagógico e mediação de aprendizagem, como forma de ampliar suas possibilidades e minimizar dificuldades. Funcionando em anexo da Escola Professora Regina Celi Passos, em Caxias, inicialmente serão atendidas cerca de 40 crianças, sob a coordenação da professora Joelma Marins Reis. O espaço oferece salas decoradas e preparadas para motivar a evolução de cada aluno.
O evento contou com a participação da prefeita Fátima Pacheco; do vice-prefeito Marcelo Batista; do secretário de Educação, Róbisson Serra; do subsecretário Aílson Belarmindo; do secretário de Governo, Marcinho Pessanha; da coordenadora de Cultura e Lazer, Amanda Fragoso; dos vereadores Luiz de Acil e Cássio Reis: representantes de diversos setores da Educação, como Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE), Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ), Coordenação de Gestão Pedagógica (COGEP), além dos pais e alunos que utilizarão o espaço.
“Este é mais um espaço de inclusão que inauguramos, que vai receber crianças que, muitas vezes, estavam passando por uma situação de invisibilidade. É onde será incluída a criança que tem dificuldade, mas com todas as possibilidades de avançar. É um espaço de inclusão, de promoção da cidadania e de causar ao outro o que tem de melhor na vida, que é o respeito à vida, aos sonhos e a dias melhores”, frisou a prefeita.
Fátima disse, ainda, se sentir agradecida, diariamente, por ter a oportunidade de governar uma cidade extraordinária como Quissamã. E agradeceu aos profissionais da Educação pelo brilhante trabalho que vem sendo desenvolvido, por formarem uma equipe que interage, se respeita e prioriza uma educação para além da sala de aula, uma educação para a vida.
“Enquanto professor, conheço a dificuldade de alguns de nossos alunos, e abrir portas, como esta está sendo feito para consolidar esta educação de qualidade que estamos executando em Quissamã, me faz sentir gratificado. E para isso acontecer, contamos com a participação e apoio dos pais, já que montamos este espaço com muito carinho e zelo, e temos os melhores profissionais para cuidar dessas crianças, trazendo maiores e melhores oportunidades. Isso tudo mostra que a Educação Inclusiva está, definitivamente, inserida na nossa grade”, afirmou o secretário Róbisson Serra.
A coordenadora do EAP, Joelma Marins Reis, falou às mães e alunos presentes que o projeto foi pensado e elaborado para eles, para ser um suporte à escola, atendendo com uma sala multifuncional e outra com mediações de aprendizagem. Ela informou que Adriana Faria vai atuar na sala multifuncional, uma sala de estimulação, onde atenderá crianças que apesar de apresentar dificuldades psicológicas e de aprendizagem, ainda não têm um diagnóstico fechado. Se essa criança vier a ter através de médico, um laudo definido, será encaminhada ao Centrinho. Já Celimar Paes, Sandra Fontes e Rosane Barcelos atuarão na sala de mediações de aprendizagem, onde será desenvolvido um trabalho de reforço, diretamente pedagógico, para as crianças que ainda não atingiram os objetivos necessários nas séries iniciais.