Educação lança projeto de recomposição da aprendizagem

A secretaria municipal de Educação de Quissamã vai desenvolver um novo projeto: a Parada Pedagógica. A iniciativa visa sanar as perdas de aprendizagem ocasionadas pela pandemia. A ação será desenvolvida por professores e equipe pedagógica com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Nesta terça-feira (3), a secretária de Educação, Helena Lima, apresentou aos gestores das escolas municipais a metodologia e a importância da Parada Pedagógica. O encontro aconteceu na Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição, em Machadinha, e contou ainda com a presença da prefeita Fátima Pacheco.
A coordenadora de Gestão Pedagógica da secretaria de Educação, Joelma Passos, ressalta que a Parada Pedagógica tem por objetivo avançar os alunos no que se refere à leitura e a escrita pra sanar esse hiato por conta da pandemia.
A recomposição da aprendizagem em tempos de pandemia é uma das propostas apresentadas no Fórum Extraordinário de Dirigentes Municipais de Educação promovido pela Undime/RJ no mês de abril.
“Serão 40 dias de imersão na aprendizagem da leitura e escrita para avançar na aprendizagem dos nossos alunos e garantir uma educação cada vez mais de qualidade”, disse a secretária de Educação, Helena Lima.
A prefeita Fátima Pacheco destacou a importância da educação e seus gestores na construção da sociedade.
“A Educação de Quissamã passa por uma revolução nos aspectos pedagógico, tecnológico e da infraestrutura. Vocês têm um papel grandioso nesse processo, eu tenho uma crença no trabalho que realizam. O que estamos fazendo juntos é extraordinário, estamos transformando a vida das pessoas”, destacou a prefeita.
Da coordenação de anos iniciais do Ensino Fundamental, Mirela Menezes explica que o projeto será desenvolvido nas escolas com atividades específicas direcionadas por grupos de aprendizagens – leitura e escrita -, para que cada aluno possa avançar em suas próprias necessidades.