Educação investe mais de R$ 500 mil na modernização das cozinhas em escolas

As escolas municipais de Quissamã começarão 2022 com muitas novidades. Além das obras de reforma e ampliação, revisão da parte elétrica, instalação de rede lógica, e instalação de aparelhos de ar condicionado nas salas de aula e outros ambientes, a Secretaria de Educação está investindo mais de R$ 500 mil nas cozinhas, a fim de proporcionar melhores condições de trabalho para as merendeiras e mais qualidade na merenda dos alunos.
Apesar das dificuldades causadas pela pandemia, 2021 foi um ano de conquistas para a rede municipal de ensino de Quissamã, a fim de garantir merenda de qualidade para os mais de 4,4 mil alunos do Maternal à EJA (Educação de Jovens e Adultos). Com o investimento da Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, foram adquiridos 290 novos itens para modernizar as cozinhas das 16 escolas e creches.
Os equipamentos vão de liquidificador, nos modelos doméstico e industrial, a refrigerador comercial inox de 6 portas. A distribuição será de acordo com o quantitativo de alunos e equipe de apoio necessária para atender as demandas da comunidade escolar. O Ciep 465 – Dr. Amilcar Pereira da Silva vai receber cinco freezeres, duas geladeiras verticais, dois micro-ondas e um moedor de carne.
– Esta é mais uma ação do Programa Merenda de Qualidade na rede municipal, que vem sendo desenvolvido na gestão atual. Esses equipamentos já estão sendo distribuídos às escolas e creches. É mais uma ação com recursos recuperados de royalties do Pré-Sal e que a Prefeitura está investindo para modernizar e melhorar ainda mais o ensino, oferecer melhores condições de trabalho aos nossos funcionários e preservar a qualidade dos alimentos, destacou a secretária de Educação, Helena Lima, que acompanhou a entrega dos equipamentos no Centro Municipal Manoel Ribeiro, em Caxias.
Por meio de processo licitatório, a Prefeitura adquiriu um forno industrial, quatro balcões térmicos; 18 micro-ondas de 38 litros; 16 freezers horizontais de 200 litros; 29 freezers horizontais de 534 litros; quatro freezers verticais de uma porta, de 231 litros; 16 moedores de carne; 18 refrigeradores verticais frost free de duas portas de 429 litros; 12 balanças digitais industriais para até 100 kg; quatro balanças digitais industriais com plataforma para até 50 kg; dois fogões industriais de alta pressão; 33 liquidificadores industriais de alta rotação de quatro litros; 32 termômetros tipo espeto; dois fogões industriais de alta pressão, com quatro bocas e forno; dois termômetros digitais culinários, com infravermelho; nove fogões industriais de alta pressão, com seis bocas e forno em aço inox; quatro fogões industriais de alta pressão, com oito bocas e forno; 35 Liquidificadores industriais de dois litros, de alta rotação; um extrator de frutas; 34 liquidificadores do tipo doméstico; 15 refrigeradores do tipo comercial, inox, de quatro portas e um refrigerador do tipo comercial, inox, de seis portas.
Merenda escolar de qualidade
A merenda das unidades escolares de Quissamã segue o Programa Nacional de Alimentação Escolar – Pnae. As novas recomendações da Resolução nº 06 preconizam alimentação adequada e saudável baseada no consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, devendo ser limitado o consumo de alimentos ultraprocessados que segue a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.
Nas escolas e creches de Quissamã, o cardápio é balanceado e elaborado pela equipe de Nutrição da Secretaria de Educação, sendo preparado pelas merendeiras.
Cada segmento tem um cardápio mensal. São três tipos elaborados pelas nutricionistas, balanceados tanto nas questões nutricionais quanto na quantidade por faixa etária. Os alunos consomem carne, biscoitos, leite, achocolatado, legumes, verduras e frutas, sendo que dos últimos grupos de alimentos, vários itens são adquiridos da Agricultura Familiar do Município.