Educação investe em formação de professores

A Secretaria de Educação deu início nesta semana a dois processos distintos, mas que tem em comum a permanente avaliação dos alunos e formação dos professores da rede pública municipal.
Com o Programa de Formação Docente da Rede Municipal de Ensino de Quissamã, que tem como tema “ENAD – Ensinagem e Aprendizagem Docente”, o objetivo é oferecer formação aos professores a partir de uma perspectiva dialógica e reflexiva, amparada pela troca de experiências e discussões pertinentes a prática docente.
Essa formação acontecerá durante todo o ano de 2017 e atenderá professores da Creche, Educação Infantil e 1º Segmento. Segundo a coordenadora de Ensino, Helena Lima da Costa, a ação atende às Metas 15 e 16 do Plano Municipal de Educação, que é sobre a Formação Docente.
Já a Avaliação Externa da Rede Municipal de Ensino, vai verificar os conhecimentos prévios dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos de 1º ao 9º Ano de Escolaridade. Além desse público-alvo, os alunos da Creche e da Educação Infantil também estão realizando atividades diagnósticas, que nortearão a aplicabilidade curricular de Acordo com a Proposta Curricular Municipal.
“Essa avaliação tem por objetivo realizar um diagnóstico da aprendizagem dos alunos da rede municipal, para que os resultados orientem ações necessárias para alinhar a aprendizagem dos alunos com as perspectivas curriculares para cada ano de escolaridade”, explicou a diretora da Divisão da Educação Básica, Joédima Passos.