Educação Inclusiva será tema de seminário nesta quinta-feira

Com o tema “Educação Inclusiva em Foco: Direitos, Deveres e Contextos”, será realizado nesta quinta-feira (30), em Quissamã, o XI Seminário de Educação Inclusiva. O evento, organizado pela secretaria municipal de Educação, acontecerá no auditório da Prefeitura, das 8h às 12h. Fonoaudióloga, psicomotricista e docente da ‘A Vez do Mestre’ (AVM), Fátima Alves será a palestrante do dia direcionado aos auxiliares cuidadores, professores mediadores e professores regentes de alunos com necessidades especiais.
Segundo a diretora da Divisão de Educação Inclusiva, Cyntia Teixeira, o seminário vai capacitar e fornecer orientações técnicas, pedagógicas e práticas aos profissionais que atuamneste segmento. “Será um momento interessante para a troca de experiências de todos os envolvidos que trabalham na área. A Educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade”, ressaltou.
O atual governo municipal tem adotado políticas públicas para atender as demandas do setor. Em fevereiro deste ano, por exemplo, o município ganhou o primeiro Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ). A instituição, a primeira do gênero no Norte Fluminense, é destinada a alunos com necessidades especiais leves, moderadas e graves, matriculados na rede municipal de ensino, desde a creche até o término do segundo segmento do ensino fundamental.
O Centrinho, como é carinhosamente chamado pela equipe da secretaria de Educação, tem como objetivo oferecer atendimento complementar e suplementar à rede regular de ensino, no sentido de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem e apoiar os profissionais para garantir aos educandos os atendimentos adequados às suas necessidades.