Educação entrega kits e tênis durante eventos em escolas

A secretaria de Educação de Quissamã iniciou, na manhã desta quarta-feira (16), a entrega dos kits escolares e tênis nas unidades da rede municipal. Os primeiros a receber foram os alunos da Escola Ignácio Hugo de Souza, na Penha, que estavam com seus responsáveis no “Dia da Família”. Entre outros itens, cada kit tem mochila, caderno, lápis, borracha, apontador, lápis de cor, giz de cera, cola, agenda, estojo, tesoura de ponta arredondada, caneta hidrográfica, régua, pasta plástica, etiqueta adesiva, garrafinha para água, caderno de desenho e caderno meia pauta.
Presentes ao evento, a prefeita Fátima Pacheco, os secretários de Educação, Róbisson Serra, e de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, José Borba; e os vereadores Léo da Sis, Calico, Xande Moreno e Cássio Reis foram recebidos pelos diretores Mara Massena e Daniel Victor dos Santos.
Durante todo o dia, alunos, familiares e profissionais da escola participaram de uma ação que envolveu várias secretarias. A Saúde levou equipe para a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite e dentista para aplicação de flúor e orientação para prevenção de cáries. A Agricultura fez doação de mudas, a coordenadoria de Esporte cedeu os brinquedos do parquinho infantil e a Assistência ofereceu oficina de artesanato.
Em sua fala, Fátima convidou os presentes a formarem uma frente unida para a proteção das crianças e adolescentes. “É preciso que os pais, mães e responsáveis fiquem atentos ao que vem acontecendo com eles, com quem andam e o que andam fazendo. Há gente maldosa oferecendo facilidades para retirá-los do caminho do bem”, pontuou.
A diretora da escola, Mara Massena, frisou que o “Dia da Família” foi pensado para promover a integração entre comunidade e escola. “É um dia diferente, com trabalho voluntário de profissionais que ofereceram corte de cabelo, escova, manicure e barbeiro. Tivemos também uma homenagem às famílias, já que muitas de nossas crianças vivem somente com a mãe, outras somente com o pai e ainda outras que são criadas pelos avós ou outros parentes. E oferecemos a todos, além das atividades, um café da manhã e almoço, preparados pelas nossas merendeiras”, completou.
“Hoje temos esta grande festa para a família e aproveitamos para fazer a entrega desse kit tão aguardado por todos, não só pela comunidade mas por nós da Educação. É um material de qualidade e que, assim como os tênis, vão atender às necessidades de nossos alunos”, explicou o secretário Róbisson Serra.
Em um segundo momento, a prefeita e demais autoridades compareceram ao ‘Chá Literário” organizado pela Escola Municipal Carlos Roberto Cruz Filippino, em Santa Catarina, montado sobre a obra do escritor Pedro Bandeira e onde cada turma apresentou um tipo de arte, baseada nos textos do autor e com músicas variadas. As famílias também estavam presentes e participaram de todas as atividades.
“Montamos esse Chá Literário para apresentar um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início do ano com nossos professores, através de estímulo à leitura, contação de histórias e muitas outras atividades com nossos alunos da creche, educação infantil e ciclo básico de alfabetização (CDA). E neste dia fomos contemplados com a distribuição dos kits escolares e tênis para nossas crianças”, explicou o diretor pedagógico José Luiz Campos dos Santos.