Educação entrega kit da agricultura familiar na Creche Rachel Francisca

A garantia de alimentos de qualidade aliada a valorização da agricultura familiar sempre foi um dos objetivos da Prefeitura com os alunos da rede municipal de ensino e segue como prioridade mesmo em meio à pandemia da Covid-19. E nesta quinta-feira (29), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação/ Departamento de Nutrição Escolar, encerrou a distribuição de kits com os produtos adquiridos da Agricultura Familiar referente a um saldo remanescente do contrato vigente de 2020. A ação aconteceu na Creche Municipal Rachel Francisca Carneiro da Silva, no Centro, beneficiando os alunos matriculados na unidade.
Os kits foram compostos por maracujá, bebida láctea, aipim, ovos, alface, cheiro verde, couve e colorífico. “Com essa entrega finalizamos o contrato da Agricultura Familiar do ano de 2020 e estamos aguardando o novo contrato da Chamada Pública do ano de 2021 que deverá ser iniciado em breve. Por meio da agricultura familiar, reforçamos a importância do incentivo ao hábito saudável nas crianças e alunos”, explicou a nutricionista do Departamento de Nutrição Escolar, Ana Paula Scudieri.
A distribuição dos kits também atende às novas regras na legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que em tempos de pandemia, incluíram orientações para que as compras sejam realizadas da agricultura familiar, o que permite a movimentação da economia local e a valorização de produtos regionais. Assim, o aluno recebe alimentos mais frescos, com valor nutricional preservado, enriquecendo cardápio e desenvolvendo hábitos alimentares saudáveis.
Outra medida, adotada no município durante a pandemia, foi a disponibilização do cartão Nutricional com saldo de 70 por aluno e que será entregue aos alunos a partir da próxima segunda-feira (3) de acordo com cronograma definido pelas escolas.