Educação entrega cadeira adaptada na escola de Machadinha

A educação inclusiva tem merecido atenção especial em Quissamã. Esta semana, a secretaria municipal de Educação entregou uma cadeira de rodas adaptada na Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição, em Machadinha, para atender o aluno Cristian Pereira Azevedo, matriculado no nível 3 do Ciclo Básico da Alfabetização (CBA). Outras duas cadeiras serão entregues no Ciep 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva, em Caxias, na primeira quinzena de março.
O diretor-geral da Escola Maria Felizarda, Allan Alves, ressalta que a cadeira vai contribuir com o processo de inclusão do estudante. “É uma grande conquista não apenas para o Cristian, mas para toda a comunidade escolar, pois é um instrumento que vai auxiliar na construção do aprendizado dele, além de facilitar a sua locomoção e acesso aos ambientes da unidade”, disse.
O secretário municipal de Educação, Róbisson Serra, destaca o sentimento de dever cumprido. “Nossos esforços estão concentrados em proporcionar as melhores condições aos alunos, para que eles desempenhem suas funções e aprimorem suas habilidades em todos os aspectos, para que estes estejam inseridos, não apenas no contexto educacional, como também no social. As cadeiras são feitas sob medida para cada aluno”, pontuou.
Cyntia Cristina de Brito Teixeira, coordenadora da Educação Inclusiva, participou da entrega do equipamento. “Não é uma tarefa fácil. A cada dia temos um desafio, mas vamos avançando e dando um passo a frente. Temos cerca de 107 alunos com necessidades especiais participando do processo de inclusão e fazendo parte desse serviço, que é realizado a várias mãos”, ressaltou.
Cristian, que sofre de uma doença degenerativa, conta, diariamente, com a ajuda, carinho e dedicação do auxiliar cuidador Marcelino dos Santos. “A cadeira oferece mais conforto ao Cristian e isso é muito importante. É uma felicidade saber que ele agora pode contar com esse suporte”, comentou.
Além da atenção às escolas no processo de inclusão, o município conta com o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ), o Centrinho, destinado a alunos com necessidades especiais leves, moderadas e graves, matriculados na rede municipal de ensino, desde a creche até o término do Segundo Segmento do Ensino Fundamental.