Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Educação e Saúde se unem, no alerta sobre o câncer de mama

Educação e Saúde se unem, no alerta sobre o câncer de mama

Duas das áreas mais importantes da administração pública uniram forças na campanha destinada a informar e alertar quanto aos riscos do câncer de mama, que acontece aolongo de todo este mês de outubro: o Outubro Rosa. Nesta segunda-feira (25), as secretarias de Educação e de Saúde realizaram uma Roda de Conversa no cinema do Centro Cultural Sobradinho destinada a meninas do 6º ao 9º ano das escolas municipais Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, Professora Nelita Barcelos dos Santos, Délfica de Carvalho Wagner e do Ciep 465, Dr. Amilcar Pereira da Silva.
Participaram do evento, as Coordenadoras de Gestão Pedagógica – COGEP, Joelma Passos e Adjunta, Fabiany Koch, a enfermeira da Unidade de Saúde da Família do Centro, Alessandra Campos, a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Cida Barcelos e do Programa Saúde da Mulher, Bruna Souza.
Segundo Joelma Passos, a parceria entre as duas secretarias tem o intuito de esclarecer as inúmeras dúvidas que as adolescentes entre 10 e 16 anos possuem nessa fase de crescimento: “visamos falar sobre a importância do Outubro Rosa, da necessidade delas conhecerem o próprio corpo, de se tocarem, se cuidarem e notando qualquer mudança, procurarem um profissional”, disse.
A mensagem original do Outubro Rosa se volta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas, atualmente, esse mês também serve para reforçar medidas que melhoram a vida das mulheres que já sofrem com a doença. Além disso, dá a oportunidade de discutir a saúde feminina como um todo.
A enfermeira Alessandra, falou sobre a mudança no corpo das jovens na fase da puberdade:
– Vocês devem absorver o máximo possível de informação que for passada aqui. Devem entender que apesar desse momento delicado da pandemia, nós não podemos deixar de trazer informações para vocês. Com a pandemia, muitas coisas estão mudando e vocês se tornam co-responsáveis por aquilo que estamos vivendo. Ao chegar a casa, pergunte para a mãe, a tia, a madrinha, a vizinha, se os exames estão em dia.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.