Educação de Quissamã entrega kit da agricultura familiar aos alunos da Escola Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro

Merenda escolar de qualidade e geração de renda para os pequenos produtores do município. Essas são as propostas da Prefeitura de Quissamã que mais uma vez adquire produtos da Agricultura Familiar e do Empreendedor Rural para o cardápio escolar. Durante a pandemia, a Secretaria Municipal de Educação distribui, de acordo com a safra, o kit merenda escolar da agricultura familiar. Nesta quarta-feira (18), a entrega foi realizada aos 316 alunos da Educação Infantil ao 5º ano da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, no Sítio Quissamã.
Dez itens compõem a cesta: abóbora, aipim, alface, bebida láctea, cenoura, cheiro verde, couve, feijão, ovos caipira e tomate. A diretora administrativa da unidade, Ana Cláudia Barcelos, destaca a estrutura montada para evitar aglomerações. “Fizemos o agendamento para a entrega e disponibilizamos vários funcionários para preenchimento do termo de retirada e entrega dos kits”, disse. A diretora pedagógica, Simone Martins, ressalta que os pais e responsáveis elogiaram o kit. “No grupo de aula, já recebemos um feed back positivo, eles elogiaram e os alunos ficaram contentes”, completou.
No novo contrato da Secretaria de Educação, com duração de 10 meses, foram investidos mais de R$ 430 mil — recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNAE/FNDE) – para a compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Além dos itens já citados constam no contrato, acerola, banana prata orgânica, batata doce, beiju, beterraba, cebola, colorífico, espinafre, farinha de mandioca, feijão, leite, manga, maracujá, melão orgânico, milho verde, pimentão, quiabo e requeijão.
A secretária de Educação, Helena Lima, frisa que a distribuição será feita de acordo com a safra. Este ano, o kit já foi entregue aos alunos da: Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza, Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo e Creche Municipal Rachel Francisca Carneiro da Silva A próxima entrega será na Escola Municipal Professora Maria Hilka de Queirós e Almeida também por agendamento.
– A entrega é feita conforme a safra da semana. Esses produtos são produzidos pelo agricultor local e já enriquecem a nossa merenda. Como neste momento não está tendo a merenda na escola, estamos disponibilizando esse alimento para que os nossos alunos tenham a reposição nutricional que estimule a aprendizagem e para que possam se formar de maneira global – destacou a secretária Helena Lima.
Alunos da rede municipal recebem outros benefícios
Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Educação, concede o benefício de R$ 70 a cada aluno da rede municipal: o cartão nutricional.
Em julho deste ano, foi iniciada a distribuição dos kits da merenda escolar para os alunos da Educação Infantil e Educação Especial. O kit é composto por três latas de leite em pó; uma caixa de aveia; uma lata de Fortini; e quatro quilos de polpas da fruta (morango; uva; laranja ou acerola; maracujá ou abacaxi).