Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Sem categoria
  • Educação de Quissamã é destaque em webminar realizado nesta segunda (8)

Educação de Quissamã é destaque em webminar realizado nesta segunda (8)

As ações e boas práticas pedagógicas da creche e pré-escola em Quissamã foram citadas no webminar “BNCC na prática da educação infantil”, realizado nesta segunda-feira (8). A secretária municipal de Educação, Helena Lima, foi convidada pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV CEIPE) para participar do evento é abordar como as boas práticas são desenvolvidas nas unidades escolares e como as orientações vindas da primeira infância convergem com as ações da parte pedagógica, de infraestrutura e de formação.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio no Brasil. O evento contou com a participação de especialistas do setor.

“Na perspectiva de elaboração de políticas públicas para que todos os itens do BNCC sejam desenvolvidos, temos uma tríade importante. A garantia de uma infraestrutura adequada para que nossos alunos estejam em uma perspectiva de segurança, o investimento nos professores, com uma formação continuada em serviço para que tenha um tempo dedicado em aprimorar a sua prática e aí impactar diretamente na vida dos alunos, além de práticas pedagógicas que as secretarias desenvolvem para garantir que a BNCC seja aplicada de forma integral e traga benefícios para os nossos alunos, entender que educação infantil passa a ser prioridade depois desse hiato da pandemia. A aproximação da família com a escola, que diminui a infrequência dos alunos, também está sendo fundamental”, comentou a secretária municipal de Educação, Helena Lima.

Segundo a Diretora da Fundação Getúlio Vargas, Claudia Costin, é um momento importante abordar a forma prática diante os desafios e realizações de cada escola, para garantir uma primeira infância de qualidade.

“É um tema que já abordamos, mas agora estamos olhando para a prática. Não poderia deixar de falar de Quissamã, que no contexto do QDPI (Qualificação Direta em Primeira Infância) vem se destacando, fazendo um trabalho de excelência. E ainda tenho a honra de ser a mentora da Helena (Secretária de Educação). Falamos da prática, dos desafios e das realizações de cada rede, para garantir uma primeira infância de qualidade do ponto de vista da educação. Uma grande alegria ouvir o secretário e as secretarias falando dos desafios da prática. Desafios, mas são possibilidades, o que torna tudo mais rico”, destacou a diretora da Fundação Getúlio Vargas, Claudia Costin.

Evento também teve participação Nayara Araújo, coordenadora de Projetos do FGV CEIPE; Marcela Levigard, gerente de Programas Sociais na Petrobras; Janair Cassiano, coordenadora do Núcleo de Alfabetização e Letramento e coordenadora de Creches e Educação Infantil na Secretaria de Educação de Lagoa Santa (MG); Kleytton dos Santos, secretário executivo da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (PI); e Vivian Barros, especialista em Gestão Pedagógica no FGV CEIPE.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.