• Sem categoria

Educação de Quissamã apresenta resultados positivos em Fórum Regional em Campos

Visando reforçar as políticas públicas na área da Educação através do contato com práticas exitosas de municípios da região, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria municipal de Educação, participou nesta quarta (10) e quinta-feira (11) do I Fórum Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, realizado em Campos. O evento aborda o tema “Educação Ilumina Vidas” e é voltado aos profissionais de ensino das redes privada e pública – municipal, estadual e federal.

Cerca de 50 professores das 16 unidades escolares de Quissamã participaram do Fórum. Segundo a secretária municipal de Educação, Helena Lima, foi um ambiente favorável para conhecer diferentes possibilidades pedagógicas dos municípios, visando a melhoria do ensino em Quissamã.

“Compartilhar experiências com municípios vizinhos fortalece nossos ideais e nos faz acreditar que em rede podemos avançar cada vez mais. Foi nessa perspectiva que debatemos sobre práticas possíveis e desafios a serem superados pós pandemia, no que se refere à educação de qualidade. Também apresentamos todo o trabalho que realizamos enquanto Secretaria de Educação”, destacou a secretária.

Helena ressaltou o momento em que a Educação do município atravessa, além dos processos difíceis na pandemia que cada município também passou. Quissamã tem, atualmente, 4,5 mil alunos matriculados e 16 unidades, com atendimento infantil, EJA, itinerante (ciganos) e quilombola. “Destaco o envolvimento das famílias no processo educacional o que mostra que a união nesse processo de reconstrução da Educação”, pontuou.

A educação em Quissamã garante uma infraestrutura adequada, para que os alunos estejam em uma perspectiva de segurança, a formação continuada para os professores, com objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas, garante também que os projetos desenvolvidos pelas secretarias sejam aplicados de forma integral e traga benefícios para os alunos, entendendo que educação infantil passa a ser prioridade depois do contexto de pandemia.