Educação de Quissamã abre ano letivo recepcionando diretores da rede municipal

Educação que inspira. Seguindo a temática, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia o ano letivo de 2023. Nesta segunda-feira (30), os gestores da rede municipal de ensino foram recebidos no anfiteatro da Prefeitura pelo prefeito em exercício, Marcelo Batista, pela secretária Helena Lima e o subsecretário Robson Serra. A equipe da Coordenação de Gestão Pedagógica (COGEP) também esteve no encontro.

O prefeito em exercício ressaltou os avanços e as realizações durante a atual gestão, destacando a importância dos gestores e equipes das creches e escolas da rede durante o processo educacional.

“O tema é importante. Inspirar. E a educação em Quissamã já vem com essa inspiração há muito tempo, através do que os diretores demonstram, com comprometimento, carinho, respeito, e podemos ver o que vêm fazendo com nossa juventude. Sabemos que a educação transforma e estamos vendo o quanto nossa Quissamã vem sendo transformada. O dia a dia é difícil, os desafios são muitos, mas vamos continuar caminhando sempre próximos”, destacou.

O encontro começou com um coffee break especial para os presentes e terminou com palestra do Professor Vilmar Lugão de Britto com o tema “Novos tempos na educação, uma nova escola. Vamos refletir o papel do gestor?”, que além do atribuição dos diretores, também fala sobre motivação e parceria no ambiente escola e secretaria.

“É com muita alegria que estou aqui para essa troca de experiências, afinal também sou um gestor. O desafio da educação hoje é contribuir para que mude o que estamos vendo. Paulo Freire já dizia que a educação transforma, então temos que levar a educação para proporcionar essa transformação”, disse.

A secretária desejou um ano letivo positivo aos gestores. Helena ressaltou os desafios e a expectativa de realizações ainda maiores para a educação. “As escolas de Quissamã se tornaram núcleos em diversos pontos da cidade. Que possamos retornar com a energia necessária para mais um ano letivo, com gestores cada vez mais estimulados, otimistas e animados. Ano de novos desafios e expectativa de novamente viver muita coisa boa e continuar transformando a vida dos nossos alunos”, comentou.

A agenda de atividades segue na quarta-feira (1), também na Prefeitura com os diretores, para orientações sobre a retomada do ano letivo. Na quinta (2), acontecem os encontros, durante a manhã e tarde, com toda equipe da rede de educação – professores, pedagogos, gestores, coordenadores, equipe de apoio, merendeiras, auxiliares (creche e cuidador), secretaria, e transporte.