Educação cria o “Dia de Quem Cuida de Mim”

Por estar sempre atenta às mudanças que acontecem na sociedade, a equipe da secretaria de Educação de Quissamã se adequa aos novos tempos até mesmo no que diz respeito às datas comemorativas do calendário. Nessa segunda semana de maio, quando se comemora o Dia das Mães, as escolas da rede municipal criaram uma programação diferente e criaram o “Dia de Quem Cuida de Mim”.
Isso porque hoje as famílias estão organizadas de diversas formas, onde os membros se apoiam no cuidado dos menores, seja porque pai e mãe trabalham ou mesmo pela falta de um deles ou dos dois. Então, entram em cena avós, tias, tios ou mesmo pessoas desconhecidas que, por lei, passam a ser os responsáveis pelas crianças. E é importante valorizar o papel dessas pessoas na vida de cada aluno, respeitando a diversidade de sua família.
Ao longo do ano são desenvolvidas atividades variadas, sempre em parceria com as famílias da comunidade, como o ‘Família na Escola’, ‘Projeto Cuidar de Mim’, ‘Café com Educação’, ‘Projeto ABRACE’, entre outras, envolvendo alunos, familiares, professores e direção.
“Percebemos que nas datas de celebrações tradicionais, como dia das mães e dos pais, os alunos que já não os tem ou que não convivem com eles ficam muito tristes. Então criamos o ‘Dia de Quem Cuida de Mim’, permitindo que todos se sintam integrados e mais confiantes. Isso abranda o coração das crianças que não vivem com suas mães e que podem, neste momento, estar junto de quem cuida delas”, esclareceu o secretário municipal de Educação, Róbisson Serra.