Educação confirma matrículas do Ensino Fundamental

A Secretaria de Educação de Quissamã iniciou no dia 04/01 o período de confirmação de matrícula para os novos alunos do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino. Vale lembrar que a pré-matrícula para alunos da Creche, Pré-Escolar e de 1º ao 5º anos de escolaridade do Ensino Fundamental foi realizada no mês de novembro de 2016 e a relação com o resultado divulgada no dia 21 de dezembro.
De acordo com o Plano Nacional de Educação é obrigação do município garantir a vaga das crianças na rede municipal de educação a partir dos 04 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender no mínimo 50% das crianças de até 03 anos até 2024, hoje Quissamã já atende a 46,9% dessa faixa etária. O período de pré-matricula teve como objetivo organizar as matrículas com critério para evitar filas para os pais, visando dar prioridade na matrícula dos alunos próximos à sua residência.
O secretário Robisson Silva Serra explicou que essa etapa da matrícula é a fase final de um processo que começou com a realização da pré-matricula para os alunos novos, a renovação de matrícula para alunos que seguem na mesma unidade e agora a última fase em que os pais ou responsáveis voltam à escola para confirmar a matrícula dos alunos da Creche, Pré-Escolar e de 1º ao 5º anos que fizeram a pré-matricula.
“Todas as crianças a partir dos 4 anos de idade até o 9º ano de escolaridade têm vaga garantida pelo município.Alunos novos do 5º ao 9º ano tem até o dia 25 de janeiro para fazer a matrícula de acordo com as vagas e turnos disponibilizadas nas unidades, nenhum aluno ficará sem estudar”, destacou Robisson. Ele contou ainda que para o ano letivo de 2018 o município já está fazendo um estudo a fim de informatizar todo o sistema de matrícula da rede municipal de ensino.
Participaram da pré-matricula a Creche Municipal Rachel Francisca Carneiro da Silva; CMEI Manoel Ribeiro; CMEI Raquel Maria de Queirós Mattoso; E. M. Prof.ª Regina Celi Passos; E. M. Sementes do Futuro; E. M. Prof. Miguel Ângelo da Silva Santos; E. M. Prof.ª Tânia Regina Paula, E. M. Prof.ª Maria de Lourdes de Castro Ribeiro e E.M Délfica de Carvalho Wagner. Nas demais unidades escolares do município não houve pré-matrícula e os responsáveis pelos alunos já matriculados foram informados do período de renovação pelas escolas.