Educação: Cerimônia marca posse dos Diretores das escolas municipais de Quissamã

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou a posse dos gestores que estarão à frente das escolas da rede municipal para o triênio 2023, 2024 e 2025. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura, com a certificação das funções de Diretor Geral, Diretor Administrativo, Diretor Pedagógico e Diretor Comunitário das 16 escolas da rede.

O processo eleitoral aconteceu no dia 11 de julho em cada uma das unidades e mobilizou a comunidade escolar. Neste pleito, votaram pais, responsáveis legais, responsáveis que assinaram a matrícula dos alunos, professores, funcionários concursados, e alunos acima de 16 anos. A prefeita Fátima Pacheco comentou esse grande passo de Quissamã para uma gestão cada vez mais democrática.

“Estamos falando de uma eleição que a comunidade escolar ia voluntariamente votar. Se não temos uma direção comprometida, que não fizesse a diferença aos alunos, as famílias não sairiam de casa para dar esses votos. A presença dos pais nas escolas era tímida, mas hoje vemos os eventos na escola cheios e com grande participação. Quissamã se tornou uma cidade participativa e atenta”, comentou.

Segundo a secretária de Educação, Helena Lima, os diretores eleitos assumem o compromisso de exercer com eficácia as atribuições específicas das determinadas funções, tendo como objetivo cumprir a principal função da escola, a aprendizagem do aluno.

“Passamos por três etapas do curso da Escola de Gestores, documentação. O processo eleitoral foi de fato maravilhoso. Mobilizar mais de 60, 70% da comunidade escolar fortalece nossas escolhas. O diretor em Quissamã não tem em suas mãos somente a chave da escola, nossos gestores trabalham em todo ano letivo políticas públicas educacionais que direcionam todas as ações da escola”, comentou.

Também participaram da posse o subsecretário de Educação, Róbsson Serra; a Coordenadora Adjunta de Gestão Pedagógica Fabiany Koch; a Coordenadora de Gestão Pedagógica, Joelma passos; a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Luciana Gaspar; os vereadores Cássio Reis, Aílson Barreto, Mazinho Batista e Janderson Barreto; além de professores e funcionários da Educação.