Educação amplia parceria com o Ministério Público

Para melhorar a qualidade das estratégias do serviço prestado à população de Quissamã, a secretaria municipal de Educação através de uma articulação do Núcleo de Assistência ao Educando (NAE) e do Conselho Tutelar, ampliou a parceria com o Ministério Público (MP). A reunião aconteceu na quarta-feira (16) com a promotora de justiça, Cristiane de Sousa Paz.
O MP e as redes de ensino do Estado do Rio vêm desenvolvendo estratégias que visam promover a paz, tendo como alvo a melhoria das relações no ambiente escolar. O alto índice de violência no País é tema que envolve todos e necessita de medidas urgentes, onde a escolha pela vida e paz social é uma das decisões que impacta diretamente no ambiente do estudante.
No encontro também foram abordados o protocolo de atuação dos profissionais da rede de ensino relativo à indisciplina ou ato infracional; a articulação dos serviços da rede para o resgate e acompanhamento dos familiares, crianças e adolescentes que estejam em situação de abandono ou negligência; a responsabilidade da família e das escolas nas questões educacionais e a reflexão dos aspectos que interferem na promoção do ensino.
— Essa foi uma oportunidade que os profissionais da rede tiveram para que de forma clara e transparente estivessem apresentando suas dificuldades na gerência dos aspectos que interferem na aprendizagem, entre eles, os conflitos que precisam ser mediados nas relações sociais dentro das unidades escolares cotidianamente, além de fomentarmos reflexões e ações que contribuam para a superação dos desafios que hoje atravessam nossas salas de aula — comentou a diretora de departamento do Núcleo de Assistência ao Educando (NAE), Luciana Gaspar.
Participaram ainda da reunião, diretores, orientadores educacionais, supervisores, orientadores e coordenadores pedagógicos, representantes do Conselho Tutelar, NAE e da secretaria de Educação.