Draga de sucção vai beneficiar pescadores de Quissamã e Campos

A prefeita Fátima Pacheco e o vice Marcelo Batista participaram, na manhã desta sexta-feira (15), da entrega oficial de uma draga de sucção, doada pela Petrobras, para atender as colônias de pescadores Z-19, do Farol de São Thomé, e Z-27, de Quissamã. Cerca de 220 pescadores serão beneficiados com o equipamento, que ficará em Barra do Furado e vai permitir que os barcos tenham acesso ao mar a qualquer hora.
Em reunião com o Gerente Geral da Unidade Operacional Bacia de Campos, Marcos Guerra, em junho de 2018, Fátima Pacheco e Marcelo Batista abordaram o assunto e solicitaram que a sessão do maquinário fosse tratado com prioridade. A draga foi doada pela Petrobras como compensação ambiental por impactos causados à atividade pesqueira pela prospecção e exploração de petróleo e gás na região e a manutenção da máquina ficará sob a responsabilidade dos municípios de Quissamã e Campos dos Goytacazes.
“Estamos sendo contemplados hoje com um equipamento de grande importância, que vem da Petrobras como forma de compensação ambiental. É uma flutuante que vai dragar o canal das Flechas e atender uma demanda antiga dos pescadores de Quissamã e Campos, pois vai resolver o problema do assoreamento que atualmente penaliza esses trabalhadores. É uma grande conquista para a pesca na região”, disse Fátima, acrescentando que essa era uma luta antiga dos pescadores, das colônias e das Prefeituras de Campos e Quissamã.
Rosemary Ribeiro, presidente da Associação de Pescadores Z-27, pontuou que a máquina vai contribuir com o exercício da pesca na região. “Essa draga de sucção vai aumentar o fluxo da pesca em Barra do Furado e contribuir para alavancar a economia da localidade. Foi um grande presente para todos nós e somos gratos a todos que contribuíram para que esse momento acontecesse”, frisou.
“É uma conquista para as duas cidades e principalmente para a classe de pescadores. Parabenizo as duas colônias e todos que estão envolvidos nesse processo”, destacou Arthur Caetano, superintendente da Pesca e Aquicultura de Campos.
O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, José Borba Pessanha, lembra que constantemente barcos ficam encalhados no canal e que a máquina vem solucionar esse problema, além de abrir uma ponta para fortalecer o mercado pesqueiro. “É uma grande conquista para todos e que só vai somar para a atividade”, completou.
Participaram ainda da entrega da máquina os vereadores Leone Cordeiro, Luiz de Acil, Cássio Reis e Chiquinho Arué; o representante da Z-19 Salvador José Manhães, os representantes da Prefeitura de Campos Evandro Ferraz, superintendente adjunto de Agricultura e Pesca, e Marcos Valério, técnico da secretaria de Agricultura, além de profissionais da pesca.