Distração com celular é tema de simulação de acidente

Dando continuidade às atividades da Semana Nacional do Trânsito, nesta quinta-feira (20) mais um simulado de acidente foi realizado em Quissamã. A ação aconteceu no pátio do Ciep 465 Dr. Amilcar Pereira da Silva e envolveu os estudantes da unidade de ensino. A programação contou ainda com uma roda de conversa no coreto da Praça Brigadeiro José Caetano, no Centro.
Com a finalidade de conscientizar os alunos sobre a prevenção de acidentes, a simulação mostrou o atropelamento de um jovem que estava distraído ao celular e não viu o carro dando ré. A escolha dessa abordagem, de acordo com o Guarda Municipal Luis Felipe, levou em consideração o aumento de casos envolvendo pessoas distraídas ao manusear aparelhos telefônicos.“O uso do celular tem sido um dos principais causadores de acidentes em todo o país. As pessoas se distraem ao acessar as redes sociais, colocar o fone de ouvido e, por isso; estamos fazendo esse alerta”, disse, lembrando que a primeira simulação ocorreu quarta-feira (19), em frente à Prefeitura.
O GM Marcelo Silva, coordenador de trânsito, também destacou que o índice de acidentes em decorrência do uso de aparelho celular tem aumentado bastante. “Isso é um fator que nos preocupa muito e a gente acredita que o trabalho de prevenção é importante”, frisou.
“Nosso objetivo foi envolver o maior número possível de alunos, por isso optamos fazer a atividade na hora do intervalo”, ressaltou o diretor do Ciep Ângelo Barreto Leaubon.
A atividade foi uma iniciativa da direção do Ciep, em parceria com o Projeto Escola Arteris e apoio da Guarda Municipal, por meio do Grupamento de Ronda Escolar, e as secretarias de Educação e Saúde.
A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente no mês de setembro entre os dias 18 e 25. Este ano, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para ser trabalhado foi “Nós somos o trânsito”.