Diretora do Museu participa de capacitação do Estado

A Prefeitura de Quissamã investe na capacitação dos servidores dos mais diversos segmentos. Esta semana, a diretora do Museu Casa Quissamã, Valdirene Pereira, participou da Oficina “Plano Museológico”, realizada no município de São Fidélis. A oficina foi realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), por intermédio do Sistema Estadual de Museus (SIM-RJ), em parceria com as Prefeituras e Secretarias Municipais, dando continuidade às ações de capacitação organizadas pela Superintendência de Museus, da SECEC-RJ, em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro.
Na Oficina “Plano Museológico”, foram abordados os seguintes temas: ‘Museus: um breve histórico’; ‘A Política Nacional de Museus do IBRAM e o Estatuto de Museus’; ‘Pensando o plano museológico: por que é importante planejar?’; ‘Preparando o plano museológico: estabelecendo o cenário’; ‘Estruturação’; ‘Análises internas e externas’; e ‘Implementando o plano museológico: referenciais práticos’.
“A Prefeitura apoia a formação e atualização do quadro de profissionais. Na nossa área, o investimento retorna ao município, na melhoria do atendimento prestado à cidade e aos visitantes, além de fomentar atualização de técnicas, informações e conhecimentos necessários ao fortalecimento da Cultura local”, frisou a coordenadora de Cultura de Lazer, Amanda Fragoso.