“Dignidade não tem idade”: Prefeitura promove ação no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado nesta quarta-feira, 15 de junho. Para marcar a data, a Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu uma animada atividade em conjunto dos idosos na Praça Central destacando a importância de combater este crime. O lema “Dignidade não tem idade”, mostra uma realidade em que a pessoa idosa também necessita de ações preventivas que visam a qualidade de vida.
Diante desta realidade, a Secretaria vem desenvolvendo um importante trabalho junto aos idosos do município, atavés de ações na Proteção Social Básica com Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para Pessoa Idosa (PAI), vinculado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Atividade desta quarta foi direcionada pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
“É um movimento em que levamos informações sobre os cuidados com idosos. Um trabalho que sempre estamos fazendo, e nesta quarta celebramos a data em que precisamos reforçar esses cuidados. Sempre aletar e conscientizar as pessoas sobre o combate à violência contra o idoso, já que ainda, infelizmente, é uma realidade que acontece. É um momento de entender as cartilhas e de respeitar o idoso”, destacou a Secretária Municipal de Assistência Social, Tânia Magalhães. A Guarda Civil Municipal (GCM) esteve no local para auxiliar e orientar o trânsito.
A ação no trânsito e ruas aconteceu no entorno da Praça Principal, com distribuição de cartilha contendo informações sobre as formas de violência, direitos do Estatuto do Idoso, telefones úteis do municípois, órgãos e serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social, entre outros. E o que também não poderia faltar: clima de descotração e muita música.
“É de um cuidado muito importante com a gente. Faço parte do PAI há quase sete anos e nosso pessoal é sempre animado assim, é muito bom. Sempre estamos indo em passeios também e temos muitas outras atividades”, comentou a Dona Maria Antonina, uma das participantes da atividade.
Formas de violência – Física; Psicológica; Sexual; Financeira ou Patrimonial; Negligência; Abandono; Autonegligência; Medicamentosa; Emocional e Social; Maus-tratos. Denúncias podem ser feitas na Delegacia de Polícia, Ministério Público, Disque 100, além do Conselho Municipal de Idoso.
Entre os principais direitos presentes no Estatuto do Idoso, estão: direito à saúde; vacinas; transporte gratuito; prioridade de atendimento e estacionamento, desconto de meia entrada, acesso ao trabalho, habitação, além do Benefício de Prestação Continuada (BPC).