Dia Nacional do Livro Infantil celebrado com grande mobilização nas escolas e creches de Quissamã

Nesta quinta-feira, 18 de abril, o Dia Nacional do Livro Infantil foi comemorado de maneira especial em Quissamã. De Morro Alto a Barra do Furado, todas as escolas e creches da rede municipal se mobilizaram com diversas atividades. A Escola Municipal Ignácio Hugo, localizada na Penha, promoveu leitura, apresentações e recitação de poesia na praça, envolvendo alunos, pais e moradores do bairro.
Durante o evento, os alunos da escola se apresentaram para a comunidade, encenando trechos de obras clássicas como “Aquarela” e “Sítio do Picapau Amarelo”. Além disso, um varal de livros foi montado, proporcionando momentos de leitura e interação. A criatividade também marcou presença, com alunos vestidos de personagens famosos da literatura infantil, como Emília, Visconde de Sabugosa, Flores, Pato e Galinha. E as mamães Cecília e Kaline contribuíram com o evento recitando poesias, enriquecendo ainda mais a experiência literária.
“Ações como essa são fundamentais para estimular o hábito da leitura desde cedo nas crianças, promovendo não apenas o desenvolvimento intelectual, mas também a integração com a comunidade”, destaca a diretora da Escola Municipal Ignácio Hugo, Mara Massena.
A secretária de Educação, Helena Lima, ressalta a importância de eventos que envolvem não só a comunidade escolar, mas também o bairro onde a escola está inserida. “Iniciativas como essa fortalecem os laços entre a escola e a comunidade, tornando a educação um esforço coletivo em prol do desenvolvimento das crianças”, enfatiza.

Na E.M. Felizarda Maria da Conceição de Azevedo, em Machadinha, teve Tarde Literária com teatro, contação de histórias (pequenos griôs), palanquinho da leitura e apresentação de música. Já no Maria Ilka de Queirós e Almeida, alunos espalharam pela rua da escola dicas, por meio de cartinhas, paras as famílias criarem conexões com seus filhos. A Escola M. Professora Regina Celi Passos promoveu interação entre as turmas do Maternal 2, Pré 1 e Pré 2 para incentivar a boa leitura de maneira lúdica.