Dia Nacional do Ciclista: Quissamã investe na ampliação das ciclovias para o bem-estar da população

A relação entre o quissamaense e a bicicleta é antiga e para muitos é o principal meio de transporte. Para que essa parceria tenha um futuro cada vez mais amplo, a Prefeitura de Quissamã tem investido na implantação e ampliação de estruturas para garantir a segurança da população. Atualmente, o município já se destaca no Estado do Rio com mais de 11 quilômetros de ciclovia e, nos próximos meses, essa quilometragem vai aumentar. Noticias importantes para os praticantes da modalidade, já que nesta quinta-feira (19) é comemorado o Dia Nacional do Ciclista.
No pacote de obras, está a ciclovia do Sítio Quissamã, que terá cerca de 2 km e está em fase de conclusão. O novo espaço vai passar por pontos importantes da cidade, como a Creche Municipal Júlia Pessanha de Souza, a maior do município, inaugurada em junho. Na última semana, a prefeita Fátima Pacheco anunciou também o projeto de reforma da ciclovia que liga o Centro ao bairro Santa Catarina. O planejamento também inclui ciclofaixas em outras vias urbanas. O trecho entre o Centro e o bairro do Carmo já conta com lâmpadas de LED, que garantem mais luminosidade usando menos energia.
– É preciso lembrar que não apenas os esportistas, mas também muitos trabalhadores usam a bicicleta e precisam trafegar com segurança e respeito. Por isso, estamos planejando várias obras para ofertar mais estrutura para os quissamaenses. Outro ponto a ser destacado é a inscrição do município no Sistema Nacional de Trânsito, que vai proporcionar uma ação mais efetiva na harmonia entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas – disse a prefeita Fátima Pacheco.
Em 2019, Quissamã inaugurou o Ponto dos Ciclistas, na rotatória do Centro; uma homenagem a Marcelo Roberto do Desterro, o Marcelão (falecido em setembro do mesmo ano), um dos precursores do esporte em Quissamã.
Ciclismo é qualidade de vida
A secretária de Esporte e Juventude, Ísis das Chagas, destaca a importância da bicicleta na promoção da qualidade de vida. “Por esporte, passeio, trabalho ou lazer, a utilização da bicicleta em Quissamã conta com um número significativo de adeptos. O Dia Nacional do Ciclista também é importante para promover um meio de transporte sustentável e viável”, avaliou Isis.
A Associação dos Ciclistas de Quissamã foi fundada em agosto de 2015 e desenvolve inúmeras ações, projetos e eventos para estimular e incentivar a prática do ciclismo, promoção social e incentivo ao turismo local. “O Dia Nacional do Ciclista nos convida para promover um trânsito harmônico e seguro. Cada vez mais pessoas estão se tornando ciclistas, em busca de uma melhor qualidade de vida. A bicicleta sempre esteve presente no cotidiano de nossa cidade, sendo um importante meio de locomoção” comentou Leandro Machado, presidente da Associação.