Dia Nacional da Saúde é comemorado em Quissamã.

O Dia Nacional da Saúde é comemorado nesta sexta-feira (05) com o tema “Nosso planeta, nossa saúde”. Para celebrar a data, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no coreto da Praça Brigadeiro José Caetano, no Centro, durante o período da manhã, ações educativas de promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida, além de ofertar uma série de serviços para a população.

Para a subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira, que fez questão de comparecer ao evento, a data tem como objetivo principal conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção, da promoção da saúde, da conscientização e a terem um estilo de vida mais saudável. “É fundamental estar em dia com a saúde, pois é um ato de amor-próprio”, afirmou.

A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso organismo, conquistado no dia a dia. Esse equilíbrio é adquirido com uma boa alimentação à base de frutas, verduras, carboidratos, proteínas, pouca gordura e muita água; um bom descanso; alguma atividade física; cuidados com a higiene pessoal; horas de lazer.

Quem passou pela praça teve a oportunidade de aferir a pressão arterial, fazer o teste glicêmico, se vacinar contra a Influenza, realizar uma avaliação nutricional, obter informações sobre alimentação saudável, agendamento de consultas, orientações de cuidados com a saúde da mulher, além da avaliação para solicitação de mamografia. Também ganharam mudas cedidas pelo Horto Municipal, preservativos masculinos e femininos.

“A data, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de ter um estilo de vida saudável, adotando alguns hábitos como: beber no mínimo dois litros de água; ter uma boa qualidade de sono; fazer exercícios físicos; realizar exames regularmente; ter uma alimentação salutar, evitando o excesso de açúcar, gordura, sal (sódio) e utilizar como base, alimentos in natura como frutas, legumes e verduras”, finalizou a coordenador de Ações Programáticas, Sara Santos.