Dia Nacional da Saúde é comemorado em Quissamã

A Secretaria de Saúde, por meio do programa de Ações Programáticas, comemorou nesta quinta-feira (05), o Dia Nacional da Saúdel. Pela manhã,no hall da Prefeitura, foram realizadas ações em parceria com outros programas, com objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde.
O evento contou com técnicas de enfermagem fazendo testagem de glicose, as nutricionistas orientando sobre alimentação saudável após a pesagem por enfermeiras. Teve entrega de preservativo, de material didático sobre hipertensão arterial, hanseníase, tuberculose, distribuição de mudas de tomilho, manjericão, salsa, entre outras. A atividade ainda disponibilizou a marcação de consulta com clínico geral em horários alternativos para os homens e de preventivo para as mulheres.
A Prefeita Fátima Pacheco fez questão de prestigiar o evento. “A saúde de Quissamã está pronta para atender em todas as frentes. As ações implementadas por vários programas de Saúde nesse dia, visam despertar valores relacionados a prevenção da saúde, cuja definição vai muito além da ausência de doenças, pois está diretamente relacionada a presença de uma autêntica qualidade de vida no cotidiano dos munícipes”, enfatizou.
Ser saudável depende de uma série de fatores físicos e mentais que devem fazer parte da rotina de todos, como uma boa alimentação, privilegiando alimentos frescos em detrimento de alimentos processados e ultraprocessados, ingestão suficiente de água, a prática de atividades físicas, lazer e descanso.
Para o colaborador Raímar Barcelos Leite, de 28 anos, é de suma importância esse tipo de cuidado com a população. “Acho importante, principalmente por ser no nosso local de trabalho, pois muitas vezes não temos tempo para ir as unidades de saúde. Tem mais de um ano que faço um check-up e quero aproveitar para parabenizar a equipe pela ação”, disse.
A Coordenadora de Ações Programáticas, Sara Santos, agradeceu a parceria dos Programas de Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Hiperdia, Hanseníase, Tuberculose, IST/AIDS, Tabagismo, Farmácia Viva. “É com união que vamos alcançar cada vez mais a excelência na saúde”, concluiu.