Dia Mundial Sem Tabaco com ações em Quissamã

Para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), a Secretaria de Saúde de Quissamã, com a aplicação do Programa Municipal de Controle e Tratamento do Tabagismo, intensificou as atividades no município, com o objetivo de elevar o número de pessoas que buscam o tratamento. Atualmente, aproximadamente 40 pessoas são assistidas, com a promoção da mudança de hábitos e comportamento, orientação médica e suporte psicológico, além da possibilidade do uso controlado dos adesivos de nicotina ou goma (auxiliares no tratamento) com prescrição. A auriculoterapia, tratamento de suporte também é oferecida no município.
O município está realizando palestras e ações nas unidades da Estratégia Saúde da Família e no Centro de Especialidades. A enfermeira técnica responsável pelo Programa Municipal de Controle e Tratamento do Tabagismo, Sheila Maria dos Santos, orienta que os tabagistas interessados nos serviços de assistência e acompanhamento devem buscar diretamente o atendimento nas unidades. Toda a programação segue os protocolos de saúde neste período de pandemia da Covid-19.
— Os trabalhos de conscientização são contínuos. Assim, por meio de atividades nas salas de espera, os profissionais de saúde realizam abordagens e direcionam materiais explicativos para que os tabagistas se motivem em optar voluntariamente pelo ingresso no programa — afirmou Sheila Maria, ao ressaltar que os profissionais são capacitados pelo INCA, junto ao Ministério de Saúde.
O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer – INCA é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico.
Confira a programação das atividades :
Dia 31/05 (segunda) ESF Barra do Furado
Dia 01/ 06 (terça) ESF Santa Catarina
Dia 08/06 (terça) Auditório da PMQ – palestra para trabalhadores da empresa Prisma