Dia Mundial Sem Tabaco celebrado em Quissamã

Com o objetivo de reforçar a importância do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, a Secretaria de Saúde de Quissamã, via Programa Municipal de Controle e Tratamento do Tabagismo e Estratégia Saúde da Família, promoveu diversas ações durante o mês nas unidades básicas de Saúde do município, com a culminância na última quarta-feira, no Centro de Saúde Benedito Pinto Chagas.

A ação no Centro de Saúde contou com roda de conversa, troca de experiências, relatos de sucesso na luta contra o tabagismo, exercício respiratório e de relaxamento, distribuição de mudas de hortaliças e coffee break.

A enfermeira técnica responsável pelo Programa Municipal de Controle e Tratamento do Tabagismo, Sheila Maria dos Santos, orienta que os tabagistas interessados nos serviços de assistência e acompanhamento devem buscar diretamente o atendimento nas unidades.

“Parar de fumar melhora a parte circulatória, cardíaca, física e diminui o risco do aparecimento de tumores. Por isso é fundamental o incentivo para a decisão de evitar o cigarro”, observou Sheila Maria.

O Programa Municipal de Controle e Tratamento do Tabagismo propõe a mudança de hábitos e comportamento, orientação de profissionais da rede capacitados pelo instituto Nacional do Câncer (INCA) , suporte psicológico, além da possibilidade do uso controlado dos adesivos de nicotina ou goma (auxiliares no tratamento) com prescrição. A auriculoterapia, tratamento de suporte também é oferecida no município.