Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com palestras

Nesta quarta-feira (5) comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Quissamã, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, realizou durante todo o dia palestras com estudantes da Escola Municipal Professora Tânia Regina de Paula, do Ciep 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva e integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Jovens em Ação, com a proposta de alertar para a importância da preservação da natureza. A programação aconteceu na Sala de Educação Ambiental do Parque de Exposições Renato Queiros Carneiro da Silva, com o secretário Luiz Carlos Fonseca Lopes e a Assessora Técnica de Meio Ambiente Patrícia Fantinatti.
O encontro contou com abordagens sobre a importância da data, criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972; e sobre as riquezas ambientais existes no município, tais como Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Lagoa da Ribeira e Lagoa Feia, entre outros temas.
“Foi um momento de grande importância, onde tivemos a oportunidade de receber estudantes e participantes do projeto de SCFV para uma palestra com objetivo de trabalhar os cuidados necessários aà proteção e preservação da natureza”, explicou Luiz Carlos.
Patrícia esclareceu sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), um programa do Ministério do Meio Ambiente que visa estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. “Temos a proposta de implantar esse programa no município e vocês serão nossos multiplicadores nessa iniciativa. Lembrando que toda ação de sustentabilidade que realizarmos hoje serão refletidas nas futuras gerações. Precisamos nos preocupar com as questões ambientais, entender sobre a importância do descarte correto de lixos e rejeitos e diferenciar esse material de resíduos, que podem ser reaproveitados e esse programa incentiva a sustentabilidade no ambiente de trabalho”, disse a palestrante.
De acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente, a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa cuja adoção demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

A iniciativa se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. É uma agenda voluntária – não existe norma impondo e tampouco sanção para quem não segue as suas diretrizes.