Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho é celebrado em Quissamã

Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho é celebrado em Quissamã

O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) realizou na tarde desta quinta-feira (28), no auditório da Prefeitura, uma palestra sobre a Saúde Mental do Trabalhador para celebrar o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho, criado para conscientizar a sociedade sobre o alto índice de acidentes e de doenças relacionados ao trabalho.
No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. E não são apenas os trabalhadores que exercem atividades perigosas que devem ficar atentos, qualquer profissional pode sofrer acidentes ou adoecer e deve tomar medidas preventivas. O Edson Andrade, massoterapeuta, abriu o evento falando sobre postura, fez exercícios de respiração e alongamento.
A psicóloga Elizabeth Cabreira ministrou a palestra. De acordo com a psicóloga, várias situações relacionadas ao ambiente de trabalho podem funcionar como um gatilho que, acompanhado de outras situações, podem desencadear um transtorno mental. O público-alvo são os trabalhadores do município com a função de ajudar a entender esse contexto pós-pandemia e de retorno ao novo normal.
Mudanças de humor, tristeza, ansiedade, apatia, culpa, descontentamento, desesperança, perda de interesse, solidão, sofrimento emocional, choro excessivo, irritabilidade, isolamento social, entre outros, são alguns dos sintomas de quem sofre de transtornos mentais e comportamentais. As condições dos ambientes e processos de trabalho podem desencadear esse tipo de adoecimento.
A psicóloga fez alguns questionamentos para todos que estavam na plateia, como: “Você trabalha com o que gosta? Se não gosta, tenta fazer dos seus dias de trabalho algo mais leve? Psicoterapia é uma ótima saída. Medicação também se faz necessário as vezes. Reflita sobre o que você faz depois do trabalho. Você vive ou apenas sobrevive?”, perguntou Elizabeth.
“A celebração deste dia é de grande importância para prevenir acidentes na nossa jornada de trabalho. Laborando de forma segura, usando os Equipamentos de Proteção Individual – EPI corretamente e evitando atos inseguros são atitudes que ajudam na segurança da saúde do trabalhador, lembrando que a nossa família nos espera no fim do dia”, afirmou a técnica de segurança do trabalho, Luísa Vianna.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.