Dia Mundial da Saúde é celebrado em Quissamã nesta quinta-feira (7)

O Dia Mundial da Saúde é celebrado todo dia 7 de abril, desde 1950, com o objetivo de chamar a atenção para as prioridades específicas da saúde global. A temática de 2022 é: “Nosso planeta, nossa saúde” e a secretaria de Saúde, promoverá uma séria de atividades voltadas para a garantia dos usuários ao acesso a serviços de qualidade quando e onde precisarem. Nesta quinta-feira (7), o local escolhido para comemoração em Quissamã é o Coreto da Praça Brigadeiro José Caetano, das 8h às 12h.
O evento é uma parceria das secretarias de Saúde, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Educação e Ação Social, da Educação e Comunicação em Saúde – IEC, Conselho Municipal de Saúde, Ações Programáticas e do Programa de Saúde Mental.
Na abertura da celebração, terá a apresentação cultural do Boi Malhadinho. Em seguida, painéis Informativos e distribuição de folders. Haverá também exposições e orientações do meio ambiente, relacionadas ao reaproveitamento de óleo, água, vida e saúde. A Vigilância falará sobre arboviroses e agrotóxicos. Já o CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial realizará oficinas para os interessados.
O CMSQ – Conselho Municipal de Saúde de Quissamã, ministrará uma palestra sobre orientações do controle Social. O programa de IST/Aids e Hepatites Virais entregarão preservativos e agendarão testagem rápida. Serão doadas mudas com abordagem racional. Haverão atividades de memória para idosos, verificação de Pressão Arterial – PA e glicemia, alongamento, educação popular, músicas e finalizando, uma roda de conversa sobre o Tabagismo, Saúde e Ambiente.
“Nosso objetivo é promover uma abordagem mais ampliada quanto ao universo de fatores comportamentais e ambientais que corroboram com nossa saúde e qualidade de vida e/ou nos processos de adoecimento, de acordo como que propõe a OPAS. Saúde e ambiente se correlacionam e são inseparáveis, quando se pensa no desenvolvimento sustentável de ambas áreas. Precisamos implementar uma cultura saudável para preservar a vida e nosso planeta que vêm adoecendo gradativa e simultaneamente num ritmo cada vez mais acelerado”, afirmou Araquem Avenia, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde.