Dia do Trabalhador é comemorado com esporte, shows, diversão e cuidados com a saúde

O Dia do Trabalhador, comemorado nesta quarta-feira (1º), foi marcado por atividades para toda a família, em Quissamã. A programação, promovida pela Prefeitura, aconteceu no Parque de Exposições e contou com o tradicional torneio de futebol society, oficina de artesanato, recreação infantil, ações preventivas da secretaria de Saúde e shows com o Grupo Novo Tok e Marcinho da Forró.
No torneio de futebol, o primeiro lugar ficou com a equipe da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, que venceu a Procuradoria, na cobrança de penalidades, por 3 a 1. O time da Coordenadoria Especial de Esporte e Juventude terminou na terceira colocação. Os primeiros colocados receberam troféus e medalhas. Também participaram do evento os times da secretaria de Educação, Gideões, Parque Aquático, secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sequip, Óticas Opção e Defesa Civil.
Para abrilhantar ainda mais a festa, durante a realização do torneio, secretarias municipais levaram alguns de seus serviços para as famílias dos trabalhadores, com foco no público feminino.
A secretaria de Assistência Social ofereceu a oficina de bijuterias, com a montagem de pulseiras, colares, entre outros adornos, com oferta de todo o material. A Coordenadoria de Esporte e Juventude, preparou várias atividades de recreação para as crianças, como jogos de salão, e brinquedos infláveis, garantindo a diversão dos pequenos.
Já a secretaria de Saúde realizou a aferição da Pressão Arterial – PA, verificação de glicemia, coleta de preventivo, solicitação de mamografia e teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de orientações com a equipe do setor de Fisioterapia, distribuição de repelentes e vacinação contra a Influenza. O atendimento foi realizado na sede da Vigilância em Saúde.
“Foi mais uma oportunidade de contato com a população, onde oferecemos diversas ações, em especial para o público feminino. Entendemos que em virtude da rotina diária nem sempre sobra tempo para o acesso aos serviços de saúde. Além disso, é importante destacar que somos o único município da região sem epidemia de Chikungunya, lembrando que continuamos com a distribuição de repelentes, pois os cuidados diários e preventivos são essenciais”, disse a secretária Simone Flores.
Jaqueline Inácio usou o dia para desfrutar dos serviços oferecidos. “Sempre participo dessa atividade e hoje não foi diferente. Aproveitei para solicitar exames e tirar dúvidas. Foi um dia muito gratificante, além de ser também um momento de integração para as famílias”, disse a moradora de Machadinha.
A prefeita Fátima ressalta que vem implementando ações para a garantia de direitos e melhoria nas condições de trabalho, não só dos funcionários da Prefeitura, como também dos empreendedores, através do Programa de Microcrédito e legalização dos ambulantes, que participam das festas da cidade.
“Temos avançado em várias frentes. Na Assistência, o pagamento dos Programas Sociais garante o complemento de renda para as famílias, impulsionando as vendas do comércio local. Reajustamos em 30% o ticket alimentação dos servidores municipais, sendo o maior dos últimos anos. Implementamos o reajuste salarial, com índice acima do período, o pagamento do 13º, férias, e no final de 2018, concedemos abono, além de colocar em dia os direitos trabalhistas, que encontramos com um déficit de R$ 54 milhões. Estamos avançando na geração de novos postos de trabalho, que é um dos maiores desafios enfrentados, não só em Quissamã, mas em todo o país, com cerca de 14 milhões de pessoas desempregadas, segundo o último levantamento”, disse.
Para encerrar a programação, a parte musical foi garantida com as apresentações do Grupo Novo Tok e de Marcinho do Forró, com sucessos que agitaram o público.