Dia do Médico é comemorado em Quissamã

Nesta sexta-feira (18), é Dia do Médico, profissional que tem papel fundamental na promoção da saúde. Em Quissamã, a data foi comemorada na quinta-feira (17) com uma reunião e um café. O encontro aconteceu na Coordenação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e contou com a participação dos médicos das Unidades de Saúde da Família (USF), da secretária de Saúde Simone Flores, da Coordenadora da ESF, Milena Viana; do coordenador técnico do Centro de Saúde, Dr. Fernando Vaz Tosta Júnior, e da coordenadora administrativa Sabrine Santos Pereira.
“Agradecemos o trabalho desenvolvido pelos profissionais e destacamos uma evolução positiva nos indicadores de saúde da Atenção Básica do município e isso se deve ao trabalho integrado das USFs, Centro de Saúde e Hospital”, reforçou a secretária Simone Flores.
A coordenadora da ESF, Milena Viana, enfatiza que esse encontro fez parte da política de valorização dos profissionais da área. “Fizemos uma confraternização na Semana da Enfermagem, no Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde e, agora, no Dia do Médico”, ressaltou.
De acordo com a coordenadora administrativa do Centro de Saúde, Sabrine Santos Pereira, no local são disponibilizadas 26 especialidades médicas, consultas de psicologia, enfermagem, tratamento odontológico, fisioterapia e atendimento de serviço social, entre outros serviços, e cerca de dois mil atendimentos médicos são realizados, mensalmente.
A unidade funciona das 8h às 17h, exceto a recepção, que funciona a partir das 7h. Já nos finais de semana e feriados, o setor de curativos especiais atende pacientes que necessitam da realização de procedimentos diários, funcionando das 8h às 12h.
As áreas de atendimento especializado são: Alergia, Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Infectologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Neuropediatria, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia/Traumatologia, Patologia Cervical, Pediatria, Proctologia, Reumatologia, Urologia, Clínica Médica (Programa IST), ambulatório de Dor crônica e Pneumologia.