Dia do Folclore é comemorado na rede municipal de ensino

A quinta-feira (22) foi de resgate e preservação da cultura popular nas unidades da rede municipal de ensino, com a culminância do Projeto “Folclore desenvolvendo valores culturais”. A programação incluiu contação de histórias, dança, teatro e brincadeiras, envolvendo alunos e profissionais da Educação.
O subsecretário de Educação, Ailson Belarmindo, destaca a importância das atividades. “É um momento onde as crianças participam de rodas de conversa, contação de histórias e de brincadeiras que fazem parte de nosso folclore. É uma ação que promove o resgate e preserva a nossa cultura, porque, nos dias atuais, com os avanços tecnológicos, essas ações são deixadas de lado. No município, essa cultura é muito forte, com lendas como saci-pererê, manel galopinho e boitatá. Ficamos felizes por esse trabalho dos profissionais com os alunos”, ressaltou.
O Dia do Folclore Brasileiro foi definido, oficialmente, através do Decreto de Lei nº 56.747, de 17 de agosto de 1965, aprovado pelo Congresso Nacional. A partir de então, conforme definia a lei, o dia 22 de agosto passou a ser celebrado como o Dia do Folclore em todo o país. A data foi escolhida porque em 22 de agosto de 1846, o pesquisador britânico William John Thoms usou esta palavra pela primeira vez num artigo.
O Folclore é caracterizado como a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais, dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.