Dia do Agente Comunitário de Saúde festejado com almoço

O Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde foi comemorado nesta segunda-feira (20) pela categoria que participou de um almoço reunindo os profissionais, e contou com as presenças da secretária de Saúde, Simone Flores, e da prefeita Fátima Pacheco. A prefeita anunciou que encaminhará à Câmara Municipal, projeto de Lei equiparando o piso salarial dos agentes comunitários aos de controle de endemia.
“Encontramos um quadro caótico em diversas áreas, principalmente na Saúde, mas com responsabilidade estamos avançando dia a dia. Hoje podemos comemorar. Nosso hospital e nossas unidades estão recebendo equipamentos de ponta; adquirimos diversos veículos para atendimento aos pacientes, dentre eles uma UTI móvel, comprada com recursos próprios, aumentamos o número de atendimentos e gradativamente estamos concedendo melhoria salarial aos nossos servidores”, disse a prefeita.
Segundo a secretária Simone Flores, a equiparação garantirá um piso superior ao reivindicado pela categoria. “Vale ressaltar que a lei que instituiu o Dia do Agente Comunitário de Saúde é de autoria da então vereadora Fátima Pacheco, que sempre se mostrou sensível as causas da categoria”, ressaltou.
Para a agente comunitária Viviane Ribeiro, que atua na unidade do Carmo, “ser lembrada é sempre muito bom. Desde a gestão anterior reivindicávamos essa equiparação e hoje a prefeita Fátima e a secretária Simone nos dão a notícia da equiparação que acontecerá nos próximos meses. Isso é valorização!”.
Dalma de Fátima Leal, agente comunitária de Saúde em Barra do Furado, também participou do almoço. “Estou muito feliz com essa homenagem, que foi instituída por um projeto da prefeita Fátima quando era vereadora. É muito gratificante para nós, que somos a porta de entrada do atendimento, sermos reconhecidos e valorizados”, completou.