Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Dia de Combate ao Fumo alerta para risco de doenças cardíacas

Dia de Combate ao Fumo alerta para risco de doenças cardíacas

Nesta quarta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, a secretaria de Saúde de Quissamã promoveu sala de espera no Centro de Especialidades e realizou trabalho de orientação à comunidade, na rodoviária de Caxias. A data foi instituída em 1986 pela lei nº 7488, criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. Este ano, o tema está ligado às doenças cardíacas.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca 7 milhões de pessoas morram anualmente; destas, 900 mil vítimas do fumo passivo.
O cigarro, assim como outros derivados do tabaco, não possui uma quantidade segura de consumo. Somente na fumaça desse produto, por exemplo, são encontradas mais de 4.700 substâncias tóxicas, algumas inclusive cancerígenas. O alcatrão e a nicotina são exemplos dessas substâncias maléficas ao organismo. Essa última substância age como estimulante do sistema nervoso central, eleva a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, diminui o apetite e desencadeia náusea e vômito. Já o alcatrão, que é formado por várias substâncias, está ligado a doenças cardiovasculares, câncer, entre outras.
A enfermeira Sheila Batista destaca que o tema escolhido pela OMS para a campanha deste ano é “Tabaco e Doença Cardíaca”, com o slogan Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para a sua vida: não fume. “Muitas pessoas já apresentam quadro de hipertensão e diabetes e o fumo potencializa os problemas gerados por essas doenças”, advertiu.
Nesta quinta-feira (30), a partir das 10h, o trabalho de conscientização segue com atividade no pronto atendimento de Barra do Furado, com o enfermeiro Júlio Ribeiro, da Divisão de Vigilância de Saúde do Trabalhador. Às 13h, a ação acontecerá no Hospital Municipal Maria Mariana de Jesus, com foco nos funcionários.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.