• Cultura

Dia da Consciência Negra em Quissamã teve missa afro, feijoada e roda de jongo

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), a Associação de Remanescentes do Quilombo de Machadinha – Arquima, com o apoio da Prefeitura de Quissamã, por meio da Coordenadoria de Política de Igualdade Racial e da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, promoveu uma programação cultural no Complexo Cultural Fazenda Machadinha.

A programação contou com exposição de artesanato e de autores locais com a literatura negra, missa afro em ação de graças, apresentações musicais, a tradicional feijoada, jongo, entre outros.

A Prefeita Fátima Pacheco e a Coordenadora de Políticas para a Igualdade Racial, Jovana Azeredo, destacaram a importância da data.

“Precisamos continuar avançando e dar passos mais largos para garantir direitos, ampliando possibilidades para a população negra, que até hoje sofrem com a negação de direitos”, afirmou Fátima.

“Também preservar a cultura quilombola, combatendo o racismo e proporcionando oportunidades iguais. Hoje é um dia muito importante para a comunidade e durante esse período teremos mais visibilidade. Temos que assegurar que nossa história seja mantida”, comentou Jovana.

A missa afro foi celebrada pelo Padre Mauro e seguiu o rito da Igreja Católica, mas com símbolos que marcam a cultura, com música e pessoas com roupas afro.

“É uma celebração da vida através da nossa fé. Dia de significado de luta, resistência, afirmação do nosso jeito de ser e do nosso direito de existir enquanto população negra”, disse.

O dia também foi de lembrança ao aniversário de Seu Tide, um dos moradores mais ilustres de Machadinha, que completa cem anos na sexta-feira (24). Seu Tide compartilhou um pouco da sua caminhada centenária e recebeu os parabéns do público presente.

“Muito feliz com o que Deus faz. Apesar de não enxergar como antes e andar como antes, sou uma pessoa muito feliz. Feliz de estar aqui e ser querido pelos moradores de Quissamã e de Machadinha”, disse Eurotides Azevedo, conhecido como Seu Tide.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) Campus Rio das Ostras levou uma comitiva de alunos do curso de Serviço Social. A professora Hayda Alves comentou a participação.

“Viemos para comemorar e festejar esse dia. Dia de lutas, de conquistas e reconhecimento da cidade que é morada de tantos e tantos griôs. Que esse povo continue forte, existindo e que essa força continue viva”, disse.

Também participaram o vice-prefeito Marcelo Batista; o vereador Rildo Barcelos; o presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo Machadinha (Arquima), André Luis do Sacramento; secretários municipais; representantes quilombolas de diversos municípios; estudantes; população, entre outros.