Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Dia da Consciência Negra com vasta programação na Fazenda Machadinha e Sítio Santa Luzia

Dia da Consciência Negra com vasta programação na Fazenda Machadinha e Sítio Santa Luzia

O Memorial da Fazenda Machadinha será o cenário para as apresentações do Dia da Consciência Negra – comemorado no dia 20 de novembro (segunda-feira), através da coordenadoria de cultura e lazer e do projeto “Trançando Caminhos – Meu corpo é minha arte, música e poesia”, do grupo Das Pretas Produções Alternativas e EncresCampos, de Campos dos Goytacazes. Na programação, o “Sarau das Pretas”, que traz contos e lendas Africanos, às 15h e a seguir, às 17h20, a apresentação musical, “Abalô de Abadô”. Na ocasião, haverá também oficinas de turbantes, tranças e maquiagem, e palestra com debates sobre a questão racial (curtas e pequenos filmes para debates). O restaurante Casa de Artes de Machadinha abrirá neste dia, às 12h para almoço, que terá como cardápio feijoada.
O Sarau das Pretas é uma forma de recital teatralizado, com as atrizes, poetas e negras, Adriana Medeiros, Lua Monteiro e Ellen Corrêa, que farão do palco um espaço onde tudo é possível. Lá elas dançam, cantam, batucam, contam causos, piadas e dizem poesias autorais e de domínio público, apresentando uma performance lítero/poética que costura a história de nossas vidas e de nossa etnia.
Já o Abalô Abadô é uma apresentação musical influenciada pelos estilos Samba, Maracatu, Ijexá, Maxixe, Lambada, Carimbó, entre outros, fazendo saudação a Jovelina Pérola Negra, Clara Nunes, Mestre Marçal, Gilberto Gil, Ruy Maurity, Caetano Veloso, e aos cantos e toques das religiões afro-brasileiras e sua sintonia com ritmos desenvolvidos no uso de instrumentos eletrônicos.
O Coordenador Especial de Cultura e Lazer, Oscar Luiz Chagas, ressalta a importância de se valorizar a Cultura Afrobrasileira na Fazenda Machadinha, com atividades que valorizam a cultura local. “Convidamos toda a população de Quissamã para prestigiar as apresentações alusivas ao tema da Consciência Negra, em nossa comunidade quilombola, e refletir sobre questões pertinentes às nossas raízes africanas na atualidade”, destacou.
Na véspera do feriado, no domingo (19), haverá uma programação no Quilombo Sítio Santa Luzia, em Machadinha, começando com o I Torneio de Futebol Quilombola, às 8h; logo depois, uma deliciosa feijoada com música ao vivo, às 12h; um pouco mais tarde, às 14h, haverá oficina de beleza Afro; às 15h, desfile Afro; às 16h, Chegada da Cavalgada; à noite, às 19h, Banda de Lata; às 20h, Sou Filho da África; às 21h, Jongo com o grupo Tambores de Machadinha; e para encerrar, às 22h, grande show com Marcinho do Forró.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.