Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Dia D incentiva prevenção e cuidados com o diabetes

Dia D incentiva prevenção e cuidados com o diabetes

A manhã desta quinta-feira (21) foi marcada por ações para lembrar Dia Mundial do Diabetes, comemorado no último dia 14. A programação, realizada na Praça Brigadeiro José Caetano, no Centro, foi uma iniciativa da secretaria municipal de Saúde, por meio do setor de Ações Programáticas e Estratégia Saúde da Família, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A atividade, aberta à população, contou com aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação de índice de massa corporal, orientação sobre nutrição e distribuição de folhetos educativos.
Pelo setor de Ações Programáticas, participaram a Coordenação de Hiperdia, Programa Doenças Raras e Crônicas, Programa Saúde da Criança e Adolescente, além de profissionais da Unidade de Saúde do Centro.
O Dia Mundial do Diabetes foi criado para conscientizar sobre os problemas associados à doença, como alta mortalidade por complicações cardiovasculares; derrame (AVC); implicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda de visão, alteração da sensibilidade dos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.
“Essas ações são de grande importância e permitem que as pessoas passem por avaliações sem precisar, necessariamente, ir às unidades de saúde. Foi uma manhã bastante produtiva”, disse a Coordenadora do Hiperdia, Alice Santos.
A atividade fez parte das ações do Novembro Azul, considerado também o mês da diabetes e da prevenção ao câncer de próstata, que este ano tem como tema ‘Cuidar da Saúde também é coisa de homem’ e é dirigida à sociedade e, em especial aos homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é a segunda mais comum entre os homens.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.