Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Dia D de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado

Dia D de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado

Neste sábado (1º), será o Dia D de vacinação contra o sarampo para crianças e adultos não vacinados, com idade entre seis meses e 59 anos. Em Quissamã, as doses serão disponibilizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF) e no Centro de Saúde, das 8h às 17h, mediante a apresentação da caderneta de vacinação.
A ação segue um cronograma dos governos federal e estadual, que realizaram, entre os dias 7 e 25 de outubro, a fase de vacinação em crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já em novembro, a vacinação foi para adultos, com idade entre 20 e 29 anos; e em 13 de janeiro, teve início a Campanha “RJ contra o Sarampo”.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida por meio da fala, tosse e espirro. A pessoa com a doença pode apresentar mal-estar geral, febre; manchas vermelhas, que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo; tosse, coriza e conjuntivite. Já a vacinação é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas, que podem levar à morte.
“É de grande relevância que os pais e responsáveis apresentem o cartão de vacinação para que seja realizada a avaliação do estado vacinal”, reforçou a enfermeira Natália Villaça.
Em 2019, o município imunizou cerca de 96% do público-alvo e segundo orientações do Ministério da Saúde, a vacina é contraindicada a pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas e gestantes. Crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. Já alérgicos a proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.