Dia D de vacinação antirrábica com seis polos de vacinação em Quissamã

O sábado (14), em Quissamã, foi dia de vacinar cães e gatos contra a raiva. A Prefeitura de Quissamã, através da Coordenadoria da Vigilância em Saúde, disponibilizou seis polos de vacinação até às 17h.

“Papais e mamães” de pets levaram às Unidades de Saúde da Família (USF) do Matias, Caxias, Centro e Carmo (em funcionamento no CAPS), no prédio da Vigilância e na Escola Municipal Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, no Sítio Quissamã.

O recomendado é que os filhotes tomem a primeira dose da vacina antirrábica logo aos quatro meses de vida. Posteriormente, devem receber o reforço do imunizante anualmente. Para vacinar, é preciso que os animais estejam sadios.

Além disso, é aconselhado que na hora da vacinação os gatos sejam levados ao local em caixas de transporte e os cachorros com coleira, peitoral ou guia. Na hora da vacina os responsáveis pelos animais precisam ser maiores de idade.

“Ela sempre dá trabalho assim, mas consigo trazer. É importante. Salvar nossos próprios animais e os dos outros também”, disse Silvana Porto, 42 anos, que levou sua gata para vacinar.

O Coordenador da Vigilância em Saúde, Leonardo Barcelos Chagas, destaca que o calendário de vacinação na zona rural do município será divulgado em breve.