Dia D da Saúde Bucal na Escola: dentistas fazem ação de prevenção à cárie

Alunos do 1º e 2º ano da Escola Municipal Professora Tânia Regina de Paula receberam visitas especiais na manhã desta quarta-feira, 8 de maio, Dia D da Saúde Bucal na Escola. Dentistas do Programa de Saúde Bucal, da secretaria municipal de Saúde de Quissamã, e universitários participaram da iniciativa do Ministério da Saúde que teve como principal objetivo identificar crianças com cárie e encaminhá-las para tratamento adequado.

As equipes da Coordenadoria de Saúde Bucal e do Programa Saúde na Escola realizaram diversas atividades com dezenas de alunos. Na quadra poliesportiva, foram montados escovódromos, foi feita avaliação dos dentes das crianças e distribuição de escovas, além de orientações sobre o uso correto do fio dental.

Coordenador do Programa Saúde Bucal, o dentista Mateus Lima, enfatizou a importância da ação.

“O intuito é realizar um levantamento para identificar crianças com cáries, visando não só tratar as cáries identificadas, mas também promover a saúde bucal e prevenir futuros problemas que vão desde a remoção da cárie à perda do dente. A parceria com as universidades, Uniflu e Universo, ambas de Campos, que cederam universitários quissamaenses para esta ação, foi fundamental para o sucesso dessa iniciativa”, destacou o coordenador,

Já a coordenadora do PSE – Programa Saúde na Escola – ressaltou a relevância do cuidado precoce com a saúde bucal.
“O Programa Saúde na Escola busca trazer para a escola o apoio à saúde integral, incluindo a saúde bucal. Avaliações como essa permitem um atendimento mais adequado, evitando problemas dentários que poderiam afetar a vida adulta das crianças.”