Dezembro vermelho: Saúde alerta para a prevenção, diagnóstico e tratamento contra o HIV/Aids

O Programa de IST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde de Quissamã, realizou, nesta quarta-feira (1), o primeiro evento, de uma série que visa conscientizar a população quanto à prevenção e controle da Aids – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. A data marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e o início do “Dezembro Vermelho”.
Voltada aos profissionais da Atenção Básica, a palestra “Prevenção Combinada”, foi ministrada pelo infectologista Marcos Vinícius Miranda, no Centro Cultural Sobradinho. Segundo Rosemeri Braga, Coordenadora Municipal de Programa de IST/Aids e Hepatites Virais, os casos em Quissamã, permanecem controlados, em razão de ações como a disponibilização de testes rápidos, campanhas educativas e distribuição de preservativos. Ela classifica, ainda, os antirretrovirais (medicamentos) para tratar as infecções, como importantes aliados no controle da doença.
– Estamos iniciando a campanha de luta contra a Aids e começamos com uma palestra voltada aos profissionais da Atenção Básica. A atualização desses colaboradores é fundamental, em função da importância deles, que atuam na porta de entrada dos usuários. Participaram da palestra, enfermeiros, técnicos de enfermagem, funcionários dos setores administrativos, guardas de endemia, recepcionistas, e os gerentes dos programas e das USFs.
Infectologista que atua no Município, Marcos Vinícius Miranda afirma que na maioria das vezes, ao chegar ao programa, já possui o diagnóstico. O médico lembra também a importância da conscientização e do tratamento “para que a gente consiga evitar que os pacientes contaminem seus parceiros”.
Na parte da tarde teve blitz educativa na rua do canal, na saída da cidade. Além dos motoristas, pedestres e ciclistas participaram da ação. Nesta quinta-feira (02),
o Programa IST/Aids e Hepatites Virais fará mobilização no hall da Prefeitura e atividade educativa sobre HIV e outras ISTs, no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas.